Conferência organizada em parceria com a Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno.

Conferência “Emil Cioran, pensador incontornável do século XX”.

Dia 11 de Outubro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

No âmbito do evento, Ciprian Vălcan irá apresentar, em francês, a conferência “Cioran ou le bourreau des illusions”, enquanto Ricardo Gil Soeiro e Paulo Borges, apresentarão, em português, as conferências “Do pranto e do riso: a sabedoria implacável de Cioran” e respectivamente “Saudade e nostalgia do absoluto em Fernando Pessoa e Emil Cioran”.

Oadores

Ciprian Vălcan é professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade “Tibiscus” de Timişoara (Roménia), doutor em filosofia pela Universidade Babeş-Bolyai de Cluj-Napoca, doutor em filologia pela Universidade de Oeste de Timisoara e doutor em história cultural pela École Pratique des Hautes Etudes de Paris. É licenciado e mestre em filosofia pela Universidade Paris IV – Sorbonne. Publicou 14 livros, bem como centenas de estudos, entrevistas e ensaios traduzidos para romeno, húngaro, sérvio, checo, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e português em revistas ou volumes colectivos no Japão, EUA, México, Colômbia, Brasil, Argentina, Tunísia, Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa, Sérvia, Hungria e Roménia. Foi professor convidado na EPHE em Paris, na Universidade de Lisboa, na Universidade de Castellon e na Universidade L ‘Oriental em Nápoles.

Ricardo Gil Soeiro é Doutorado em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde é investigador do Centro de Estudos Comparatistas, desenvolvendo pesquisa sobre literatura comparada, teoria da literatura e estudos pós-humanistas. No domínio ensaístico tem vários livros publicados, entre os quais Gramática da Esperança (Vega, 2009), Poéticas da Incompletude (Húmus, 2017). No domínio da poesia tem revelado um percurso singular que integra obras como Caligraphia do Espanto (2010), Labor Inquieto (2011) ou Da Vida das Marionetas (2012). Em 2019, a editora portuguesa Labirinto publicou-lhe o volume Volúpia do Desastre: Notas soltas para Cioran.

Paulo Alexandre Esteves Borges é professor, ensaísta, filósofo, poeta e escritor português. Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 1988 e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade, onde ensina Filosofia da Religião, Pensamento Oriental, Filosofia e Meditação e Filosofia e Literatura. Sócio fundador e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, membro correspondente da Academia Brasileira de Filosofia, membro Fundador da APERel – Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões, membro do Conselho de Direcção da Revista Lusófona de Ciência das Religiões. Recebeu um doutoramento “honoris causa” pela Universidade “Tibiscus”, de Timisoara (Roménia), em 12 de Junho de 2017. Recebeu o prémio Ibn Arabi Taryumán 2019, atribuído pela MIAS Latina, pela sua investigação e obra no domínio da espiritualidade e do diálogo inter-religioso, em Ávila, na Universidade da Mística, em 11 de Maio de 2019.

Poderá também gostar de