O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos têm o prazer de convidar para o próximo Ciclo de Conferências intitulado “Praça da Fundação”, na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Dia 17 de Fevereiro, pelas 19h00.

Sociedade de Consumo 

de Mário Beja Santos 

Oradores: Mário Beja Santos (autor) e Pedro Siza Vieira, advogado e político 

Moderação: Filipa Melo 

 Sinopse:  

Portugal chegou tarde à sociedade de consumo, mas adotou-a de forma inequívoca, assimétrica e concentrada na faixa litoral. Desde então, os portugueses aceitaram os benefícios de uma política de consumidores, mas sem se envolverem num movimento social com efetiva participação cívica: capaz, por exemplo, de questionar as decisões da União Europeia ou de responder às questões ambientais e de sustentabilidade. 

Este ensaio contextualiza e traça o itinerário do consumidor português. Radiografa o presente e alerta para a transversalidade da chamada defesa do consumidor, que é muito mais do que a salvaguarda de direitos e se firma numa prática concreta de cidadania do consumo, em que os consumidores possam agir, entre a multiplicidade de parceiros, como um fio condutor do Bem comum. 

 

Biografia 

Mário Beja Santos, trabalhou cerca de 40 anos na política dos consumidores. Além da atividade funcional, foi representante associativo, tendo exercido funções no Comité Consultivo dos Consumidores, na Comissão Europeia, e na direção da Associação Europeia de Consumidores. Foi autor de programas televisivos e radiofónicos, bem como de dezenas de trabalhos no campo específico do consumo. 

Colabora frequentemente com a imprensa regional e blogues, e exerce benevolato com associações de consumidores, como seu representante. Desde 2006 que se dedica igualmente a estudos sobre a colónia da Guiné portuguesa e a vida política na Guiné-Bissau, temas sobre os quais publicou uma dezena de livros. 

Poderá também gostar de