O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência: “Geografia de Camilo”, por Francisco José Viegas, a realizar-se nos dias  20 e 27 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Camilo Castelo Branco

 

Sinopse

A biografia de Camilo Castelo Branco começa em Lisboa, onde nasceu, na Rua da Rosa, ao Bairro Alto e terminará em São Miguel de Seide, Famalicão – mas, pelo meio, há Vila Real, Vilarinho da Samardã, Lixa, Granja Velha, Coimbra, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Covas do Douro, Viana do Castelo, Vila do Conde. A lista das suas peregrinações não tem fim, contando com o Porto, que ama e detesta; é lá que a sua vida ganha e perde intensidade, ou esperança; é lá que parte essencial da sua biografia decorre. Livro a livro, os cenários multiplicam-se: Braga, Viana do Castelo, Viseu, Lamego, Fafe, Vizela, Santo Tirso, o Barroso, Vieira do Minho, Leça da Palmeira, Régua, Coimbra, Lisboa – mas, na maior parte dos cenários, o Porto e o Minho.

Cada lugar dos seus livros é um lugar na sua biografia distribuída por todo o território, mas sobretudo no Norte – onde os romances, novelas, contos e polémicas assentam como um edifício literário único.

O que se pretende é visitar essa geografia, sugerir um mapa literário camiliano para acompanhar a primeira leitura de Camilo – ou a revisitação da sua obra a partir desta perspetiva: a paisagem, a geografia.

 

Francisco José Viegas

Biografia:

Francisco José Viegas nasceu em março de 1962, no Alto Douro, no Pocinho, Vila Nova de Foz Côa. É editor da Quetzal e diretor da revista Ler. Foi professor e jornalista além de diretor da revista Grande Reportagem e da Casa Fernando Pessoa. Colaborou em vários jornais e revistas, foi autor de vários programas na rádio e televisão, e desempenhou as funções de secretário de Estado da Cultura. Mantém, desde 2008, uma coluna diária sobre livros no CM. Da sua obra destacam-se títulos de poesia (reunidos na antologia, Deixar um Verso a Meio) e romances como Regresso por um RioAs Duas Águas do Mar, Um Céu Demasiado AzulUm Crime CapitalLourenço MarquesLonge de Manaus (Grande Prémio de Romance e Novela da APE), O Mar em Casablanca, O Colecionador de Erva, A Luz de Pequim (Prémio Fernando Namora, Prémio Pen) além da colectânea de histórias do detetive Jaime Ramos, A Poeira Que Cai Sobre a Terra. Publicou também vários livros de crónica, viagem e gastronomia.

Poderá também gostar de