Conferência organizada em parceria com a Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno.

Conferência “Histórias inéditas sobre Constantin Brancusi”, com Álvaro Lobato de Faria e Sofia Marçal.

Dia 24 de Setembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Inscrições gratuitas, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

Entrada, há mais de meio século, no património da arte mundial, a obra de Constantin Brancusi suscita ainda hoje amplas discussões e exegeses. Tal como em torno de qualquer obra-prima – capaz de mudar os critérios estéticos e os marcos de referência na compreensão do gesto artístico -, houve inúmeros comentários entusiastas e tentativas cada vez mais assíduas de decifrar uma mensagem e um estilo que ultrapassaram a sua época, o que faz com que o tema do evento seja inédita e desafiadora. Neste sentido, poucos sabem que, entre os primeiros artistas que Constantin Brancusi conheceu após a sua chegada a Paris, encontrava-se o Amadeo de Sousa-Cardoso, e que entre os dois nasceu logo uma rica amizade.
As palestras, ilustradas com material iconográfico, serão proferidas por: 

Álvaro Lobato de Faria é licenciado em Matemáticas Puras e Matemáticas – Ramo Educacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É fundador e Director-Coordenador, desde 1993, do MAC – Movimento Arte Contemporânea, espaço cultural e comercial onde tem vindo a desenvolver diversas actividades de curadoria, promovendo centenas de exposições de artistas consagrados e emergentes, nomeadamente nas áreas da Pintura, Escultura, Joalharia, Medalhística, Cerâmica e Fotografia. Paralelamente, acumulou experiência na gestão de colecções particulares e empresariais, desenvolvendo actividade enquanto consultor artístico a nível particular e institucional, nomeadamente como colaborador do Museu da Assembleia da República, desde 2000, a convite da instituição. Foi nomeado crítico de arte, curador e comissário pelo Instituto Camões e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (VolteFace). A sua actividade estende-se igualmente à crítica de arte, tendo publicado diversos textos e artigos, e realizado dezenas de palestras a convite das mais prestigiadas instituições nacionais e internacionais com quem tem estabelecido parcerias e intercâmbios culturais, tendo recebido diversos prémios e condecorações ao longo destes 25 anos.

 

Sofia Marçal é Curadora, Museóloga e Coordenadora das galerias de arte nomeadamente a Sala do Veado) do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Desempenhou os cargos de Directora e responsável pela galeria de arte Galeriarmazem (2005 – 2007), e Coordenadora das exposições organizadas pela Missão de Macau em Lisboa (1992 – 1999), pela qual desenvolveu vários outros eventos culturais e educacionais. Mestrado em Museologia pela Universidade de Évora em 2004. Doutorada em Curadoria na FBAUL. Membro colaborador do CIEBA (Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes).
Obras publicadas: O que é a inovação em Arquitectura (Caleidoscópio, Lisboa, 2016 – com Filipa Roseta), Sala do Veado Vinte e Cinco Anos 1990-2015, (MUHNAC, Lisboa, 2016), Sala do Veado Vinte Anos (MUHNAC, Lisboa, 2010) entre outras.
Obteve uma Menção honrosa para o melhor catálogo do ano de 2011 – Sala do Veado Vinte Anos –, prémio atribuído pela APOM.

Poderá também gostar de