O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para a Conferência “Homenagem ao Mestre”, por Rui Lopo, inserida no Ciclo Grandes Biografias, a realizar-se no dia 02 de Abril, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse 

Agostinho da Silva (1906-1994).

Dizia o mestre que o ensino devia começar com uma pergunta. Perguntemos, então!

Quem foi Agostinho da Silva? Porque é que o estamos a lembrar e celebrar? Onde cresceu? Quais as suas influências? Quem foram os seus colegas, amigos e cúmplices? Porque lhe chamamos filósofo se ele era filólogo? Qual o seu projeto pedagógico e o seu lugar na história da educação? Qual o sentido dos seus ensaios? Que outros géneros literários cultivou? Porque foi preso nos anos 40? Porque foi para a América do Sul? Por onde mais andou? E como se reinventou? Tinha heterónimos? Qual a sua religião? O que escreveu sobre o sentido da história de Portugal? Porque é que regressa do Brasil? O que pensou do 25 de Abril? E da entrada na CEE? Porque esteve na moda? Porque lhe chamamos mestre?

 

Rui Lopo

 

Biografia

Rui Lopo é formado em Filosofia e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Trabalhou com o espólio de José Marinho, depositado na Biblioteca Nacional de Portugal, e com o arquivo de Agostinho da Silva, sobre quem publicou diversos ensaios e a cuja comissão do centenário pertenceu. Autor. Colabora em Raízes e Horizontes do Pensamento e da Cultura Portuguesa e é investigador do IF-FLUP no projeto Filosofia e Teoria da Arte no Pensamento do Século XX em Portugal. Ocupa-se, ainda, do estudo da receção do budismo na vida intelectual portuguesa (1850-1940).

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de