O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “O Problema do Mal e da Violência” por Henrique Raposo, a realizar-se no dia 27 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

 

Sinopse

Como é que se escreve sobre a violência? Como é que criamos personagens de um romance marcado pela violência que um ser humano é capaz de lançar sobre outro? Ou seja, como é que representamos artisticamente a crueldade? Para quem escreve, como é que se encontra a saída deste labirinto narrativo, estético e moral? Através da negação, isto é, fingirmos que aquela crueldade não existe na condição humana? Não. Estará a saída do labirinto na transformação da crueldade num mero espetáculo estético, sem espessura moral? Não. E, se recusamos esse engraçadismo estético, não corremos o risco de sermos demasiado explícitos, demorados e sentimentais na exploração da violência e do sofrimento? Pois, a via do voyeur também não é solução. Então, qual é?

 

Henrique Raposo

Biografia

Henrique Raposo nasceu em Lisboa, em 1979. Escritor e cronista do Expresso e da Rádio Renascença. Licenciado em História e Ciência Política, é autor de vários livros, com destaque para Alentejo Prometido e As Três Mortes de Lucas Andrade. Investigador académico, foi editor da revista Atlântico, e colaborou com o Público, DN e Independente.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de