O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “O Que Fazer com a Memória? – O Projeto do Museu das Descobertas”, por Santiago Macias, a realizar-se no dia 8 de outubro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

A Câmara Municipal de Lisboa lançou, em 2017, a ideia de constituição de um Museu das Descobertas. Foi o início de uma longa e inconsequente polémica. Nunca se chegou a clarificar o que se pretendia, onde ficaria localizado, com que meios ou com que fins. A memória do período histórico dos Descobrimentos continua a ser de difícil abordagem. O tema é controverso e há muitas posições extremadas. Como técnico designado para gerir o projeto, Santiago Macias nunca teve oportunidade de explicar, objetivamente, o que propôs que se concretizasse. Nestas duas conferências poderá fazê-lo, pela primeira vez, clarificando à partida que o museu seria um “não-museu”.

 

Biografia

Santiago Macias é licenciado em História (variante de História da Arte) pela Universidade de Lisboa (1985), mestre em História Medieval pela Universidade Nova de Lisboa (1995) e doutor em História pela Universidade de Lyon (2005). Investigador do Campo Arqueológico de Mértola, onde desenvolveu estudos sobre a Antiguidade Tardia e o período islâmico, e autor de artigos e livros sobre estas temáticas. Comissário de diversas exposições. Prémio Rómulo de Carvalho em 2001. Distinguido pela APOM em 2016 e em 2017. Vereador (entre 2005 e 2013) e presidente (entre 2013 e 2017) da Câmara Municipal de Moura. Leciona na NOVA FCSH. É diretor do Panteão Nacional.

 

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de