O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos têm o prazer de convidar para a conferência “Turismo, Desenvolvimento, Exclusão?” (Ciclo Praça da Fundação), no dia 26 de março pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Com José Carlos Barros (autor do retrato Os Filhos de Monte Gordo)

Convidado: João Rodrigues (nascido no Sertão de Monte Gordo, filho de pai pescador e mãe conserveira)

Moderação: Filipa Melo


Sinopse

A ocupação dos areais da baía de Monte Gordo por comunidades de marítimos, numa jornada de quase seis séculos, desembocaria, a partir do último quartel do século XIX, na metamorfose de um aglomerado piscatório em estância turística balnear. Esta transformação, paralelamente ao desenvolvimento turístico e à revitalização da economia local, gerou um processo de segregação espacial, económica e social, empurrando as famílias de pescadores e conserveiras para uma periferia (o chamado Sertão ou Sultão) de casas de adobe e cabanas de colmo e paus de piteira, sem infraestruturas viárias, sem tratamento de esgotos nem abastecimento de água. Para recriar a história dessa comunidade e desse território marginal, estarão à conversa José Carlos Barros, autor do retrato Os Filhos de Monte
Gordo, e João Rodrigues, nascido no Sertão de Monte Gordo, filho de pai pescador e mãe conserveira. Moderação por Filipa Melo.

 

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de