2.ª Conferência “Uma Viagem Pelo Lied Alemão” por Rui Vieira Nery
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência Uma Viagem Pelo Lied Alemão, por Rui Vieira Nery, a realizar-se no dia 16 de janeiro pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.
Sinopse
Durante quase dois séculos, entre finais do século XVIII e meados do século XX, o Lied para canto e piano constituiu um dos géneros mais significativos da Música erudita alemã. Com Haydn e Mozart, partiu da valorização da canção rural tradicional e do legado do coral luterano. Com Beethoven e Schubert as formas e as harmonias tornaram-se mais complexas, e o Lied afirmou-se como um expoente reconhecido da própria identidade cultural germânica. Com Schumann, Mendelssohn e Brahms o piano tornou-se cada vez mais um parceiro determinante no discurso musical, num diálogo entre pares com a voz. Com Mahler, a componente instrumental alargou-se à orquestra. Com Wolf e Richard Strauss a tradição romântica atingiria neste género o seu auge final, antes de a canção enveredar a partir de então pelos rumos do Modernismo, pela pena de Berg, Weil ou Henze. Pelo caminho, estes compositores cruzaram-se com alguns dos maiores poetas de sempre da língua alemã, de Goethe, Heine, Eichendorff, Rückert ou Mörike a Dehmel, Rilke, Brecht ou Hesse.
Biografia
Rui Vieira Nery é musicólogo e historiador cultural, licenciado pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado pela Universidade do Texas, Austin. É autor de uma vasta obra musicológica, em áreas de estudo tão diversas como a música antiga ibero-americana, a música portuguesa na transição para o Modernismo, o fado ou a música popular brasileira. Foi professor da Universidade Nova de Lisboa. Conferencista em universidades e instituições culturais por toda a Europa, EUA e Brasil, faz divulgação musical e cultural na rádio, televisão e imprensa. Recebeu a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, a Medalha de Ouro do Município de
Lisboa, o Prémio Universidade de Coimbra e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, entre outras distinções. É membro das Academias da Ciência de Lisboa, Portuguesa da História, Nacional de Belas-Artes e da Marinha, bem como do PEN Club de Portugal e do Brasil.
PROGRAMA NO TEATRO VARIEDADES LISBOA
14 e 16 janeiro — 18h
UMA VIAGEM PELO LIED ALEMÃO
Curso livre, por Rui Vieira Nery
16 e 17 janeiro — 21h
CONVERSAS COM A MORTE
Recital coreografado, por Camila Mandillo e Filipe Gaio Pereira (piano)
19, 21 e 22 janeiro — 11h e 15h
BRINCADEIRAS LÍRICAS
Recital encenado, por Catarina Molder (soprano) e Francisco Sassetti (piano)
22 janeiro — 15h às 19h
CANTANDO EM PORTUGUÊS
Masterclass com Cátia Moreso
23 janeiro — 18h
AS MUSAS DO LIED
Conferência por Maria Filomena Molder e João Barrento
24 janeiro — 20h
NOS MISTÉRIOS DA NOITE
Schumann, Strauss, Ravel, Poulenc
Recital por Luís Rendas Pereira (barítono) e Pedro Lopes (piano)
25 janeiro — 16h às 19h
MARATONA NOVOS INTÉRPRETES
Parceria com Escola de Música do Conservatório Nacional (entrada livre)
26 janeiro — 16h
CAMÕES
Cátia Moreso (meio-soprano) e João Paulo Santos (piano)
Parceria com TNSC
29, 30, 31 janeiro e 1 fevereiro
CINCO FORMAS DE MORRER DE AMOR
Chausson, Chagas Rosa, Schostakowitch, Luís Soldado, Clã
Por Catarina Molder (soprano) e quarteto de cordas
2 fevereiro — 16h
AMORES E VIDAS DE UMA MULHER
Schumann, Poulenc e Granados
Recital por Cecília Rodrigues (soprano) e David Santos (piano)
A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.
A pré-inscrição pode ser feita nesta página.