O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos têm o prazer de convidar para o próximo Ciclo de Conferências intitulado “Praça da Fundação”, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Dia 10 de outubro, pelas 18h30.

“Além do Logo: Que Poder Têm as Marcas Portuguesas?” 

com Margarida Vaqueiro Lopes (autora do livro Marcas que Fazem Portugal)

Convidados: Catarina Portas (jornalista e empreendedora, fundadora das marcas Uma Casa Portuguesa e A Vida Portuguesa), Graça Maria Martins (estratega de marcas, diretora criativa e sócia fundadora da GMA Creative Firm®) e Francisco Carvalheira (Laurel – Associação Portuguesa de Marcas de Excelência) 

Moderação: Filipa Melo


Sinopse
 

Omnipresentes no nosso quotidiano, as marcas inspiram decisões de compra, mas também o imaginário coletivo e a nossa perceção de um país em particular. Portugal é um dos Estados-membros que mais pedidos de registo de marcas fez nas últimas duas décadas, mas dos menos ambiciosos quando se trata de as levar para o mundo. Aquelas que nascem de olhos postos na internacionalização ganham, sem grande dificuldade, protagonismo e viabilidade financeira, as bases para um futuro longo. A partir do percurso e exemplo de marcas nacionais longevas e mais atuais, conversamos sobre a sua importância simbólica e económica. 

Margarida Vaqueiro Lopes

Biografias  

Margarida Vaqueiro Lopes é jornalista, subdiretora da revista Visão e editora da revista Exame. Em 2020, foi distinguida com o Grande Prémio de Jornalismo Económico. Recebeu, também, uma menção honrosa no Prémio de Jornalismo Direitos Humanos & Integração. É a autora da rubrica Girl Talk, na revista Exame, e do blogue Sambando em Lisboa, no jornal Estado de S. Paulo.

Catarina Portas nasceu em Lisboa em 1969 e tornou-se jornalista em 1989, trabalhando sempre nas áreas de sociedade e cultura n’ O Independente, Marie Claire, Diário de Notícias e mais tarde na RTP e na SIC, como autora e apresentadora de diversos programas de televisão (Raios e Coriscos, Frou-Frou, Falatório, Onda Curta, No Sofá Vermelho), destacando-se em 2017 o programa da RTP Fabrico Nacional, que deu a conhecer o passado, presente e futuro de 16 fábricas portuguesas, que fazem parte da nossa história, conhecidas e reconhecidas por várias gerações.

Juntando o prazer da investigação e a iniciativa empresarial, lançou a marca Uma Casa Portuguesa em dezembro de 2004 e a marca A Vida Portuguesa em maio de 2007. Em 2009, inaugurou em Lisboa os Quiosques de Refresco. Em Dezembro desse ano, a revista britânica Monocle incluiu-a na sua lista anual das 20 figuras a nível mundial que “merecem um palco maior”.

Graça Maria Martins é apaixonada por palavras e imagens desde criança e não acredita na falta de ideias. Formada em Comunicação Social e História da Arte, é sócia fundadora e diretora criativa na GMA Creative Firm®, tendo 25 anos de experiência em copywriting criativo, estratégia de marca, naming, identidade de marca e ideação de conceitos. Trabalhou em agências como Havas, JWT, VMLY&R, Ativism e O Escritório, desenvolvendo estratégias para clientes como Amoreiras, National Geographic, Loja do Cidadão, Gulbenkian, Paladin, EDP, Farmácias Portuguesas, Jornal i, Bertrand, Pestana, Benfica, Veolia, Teatro Nacional de S. Carlos, SFMS. Em 2013 fundou a Bainha de Copas – Portuguese Wearitage®, marca de design de moda que evoluiu para a divulgação do património nacional e das empresas com história.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de