O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, tem o prazer de concidar V. Exa. para a ‘Conversa da Fundação’ Proteção social no Portugal Democrático de Rui Branco. O evento dar-se-á dia 25 de Novembro pelas 19h00 na Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Moderação: Rosália Amorim

Oradores: Rui Branco e Amílcar Moreira

Sinopse

A protecção social e na saúde representa uma das maiores conquistas do regime democrático de Abril. Mas, no dia-a-dia, é fácil perder-se de vista o Estado-Providência, que, a cada cidadão e «do berço à campa», concede prestações e serviços e solicita impostos e contribuições sociais. O que é? Como se financia? A quem e como concede benefícios? Que problemas enfrenta?

 

Este ensaio traça a evolução dos pilares da protecção social até 2021: as pensões, o mercado de trabalho e o desemprego, a rede de mínimos e combate à pobreza, proteção na infância e conciliação entre trabalho e família, e o Serviço Nacional de Saúde, a maior ruptura com o passado. Apela à reflexão crítica dos leitores e analisa o Estado-Providência enquanto arena onde se negoceia a tensão entre liberdade e igualdade.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de