O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para a Conferência “Crónicas ao Vivo” por Ferreira Fernandes com Catarina Carvalho
em parceria com o jornal Mensagem de Lisboa
a realizar-se no dia 16 de Novembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Ferreira Fernandes conta a história de como uma fotografia de uma judia misteriosa, de um fotógrafo judeu chamado Roger Kahan, abriu as portas dos EUA aos judeus na II Guerra Mundial, através de Lisboa. Que Lisboa foi porto seguro e – único – lugar de passagem de judeus fugidos do nazismo e da II Guerra Mundial, já se sabia. Mas o que poucos conhecem é a história do fotógrafo Roger Kahan, um judeu francês que chegou a Lisboa sozinho e durante dois meses fotografou os refugiados que esperavam na cidade por uma saída para as suas vidas. Essas fotografias contribuíram para que os judeus passassem a ser bem-vindos nos EUA – algo que no final de 1941 não acontecia. Roger Kahan seria ele próprio uma personagem com uma vida de romance – e chegou a dar um. Mudou de nome, passou a ser Roger Coster nos EUA, onde teve uma importante carreira de fotógrafo, casou com uma haitiana, mudou-se para Port au Prince. Aqui foi personagem de um romance de Graham Greene, e quando a história passada a filme Richard Burton representou-o. Mais tarde regressou à Europa, teve uma loja de tecidos de luxo em Roma, passou por Israel e morreu em Aruba, onde estão os seus descendentes.

Biografia

Ferreira Fernandes é jornalista na Mensagem de Lisboa, que ajudou a fundar. Nasceu em Luanda, em 1948, viveu em Paris, e depois de 1977 fixou[1]se em Lisboa, cidade que a par da sua pátria é a sua paixão. Foi diretor do Diário de Notícias e passou por muitas outras páginas da imprensa portuguesa onde assinou reportagens e crónicas.

Catarina Carvalho é jornalista desde as teclas da máquina de escrever do avô, e agora, com 50 anos, está a fazer o projeto que melhor representa o seu jornalismo: histórias de pessoas, próximas e profundas. Lidera redações há 20 anos – Sábado, DN, Diário Económico, Notícias Magazine, Evasões, Volta ao Mundo… e é atenta seguidora dos media internacionais – faz parte do board do World Editors Forum. Nada lhe dá mais gozo que contar as histórias da sua rua, em Lisboa.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de