O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para o Curso “As Civilizações Pré-Colombinas das Américas” por Vítor Teixeira, a realizar-se nos dias 02, 09 e 11 de Julho, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

As civilizações pré-colombianas – apesar da contestação da designação –, compreendem as culturas milenares que habitaram o continente americano até à instalação europeia, decorrente da chegada de Cristóvão Colombo, a 12 de outubro de 1492. Destacavam-se pelo seu nível de evolução, em sociedades organizadas sob o domínio de impérios, ou reinos, com grandes monumentos, templos, estruturas e casas, e caracterizavam-se pelo uso de um sistema político, económico, religioso e social, além de possuírem conhecimentos sofisticados em astronomia, arquitetura, matemática e agricultura.

Para as conhecer, com destaque para as três mais afamadas e grandiosas em território, desempenhos tecnológicos e científicos e população: Aztecas, Maias e Incas.

 

Programa

1ª Sessão – Povos da América do Norte e México Central e Setentrional: Inuits; Anasazi; Índios Pueblo; Iroqueses (Confederação Iroquesa); Cultura Mogollon; Aztecas; Olmecas; Mixtecas; Zapotecas; Teotihuacán; Toltecas.2ª Sessão – A Tradição Cretense: Ariadne, o percurso da neta de Europa e da senhora do labirinto.

2ª SessãoMaias e Povos do Caribe.

3ª Sessão América do Sul: Civilizações do Norte Chico; Cultura Valdivia; Povo Cañari; Civilização Chavín; Confederação Muisca (Chibchas); Confederação Tairona; Civilização Moche; Império Wari; Império Tiwanaku; Império Inca; Reinos Aymará; Arawaks e Caribes; Confederação Diaguita; Taíno; Reinos Huetar; Culturas Marajoara; Kuhikugu; Cambeba; Tupinambá; Guaranis; Tehuelche ou Patagões.

 

Vítor Teixeira

 

Biografia

Vítor Teixeira nasceu no Porto (1969) e é licenciado em História (1991), mestre em História Medieval (1996) e doutorado em História (2004). É professor associado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, e investigador integrado do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Trabalha, ainda, na Universidade Nacional de Malang (Indonésia) e na Universidade de S. José (China). O seu principal foco investigativo tem sido a história e cultura da presença portuguesa no sudeste asiático, em particular na Indonésia.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de