O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, tem o prazer de convidar para o Curso “Figuras do Mito” por Maria Mafalda Viana, a realizar-se nos dias 07, 14 e 21 de Maio e 11 e 17 de Junho, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

Quando lemos Homero, ficamos com a impressão de haver para trás do seu canto uma teia de enredos míticos em séculos precedentes que estariam, naturalmente, na memória das pessoas, não por as terem estudado em algum lugar, mas porque lhes eram próximas como, em tempos, para muita gente, eram próximas as figuras da tradição judaico-cristã, hoje menos viva na memória da generalidade das pessoas.

Estas sessões terão como tema algumas destas figuras e o modo como se foram reconfigurando, ao longo de séculos, na literatura e nas artes plásticas. No seu enfoque, estarão presentes questões como as do saber, do amor e da cidade.

Serão tratadas figuras por todos conhecidas e outras menos conhecidas, como é, por exemplo, Actéon, uma «figura do desejo» (como se lhe referiu Eduardo Lourenço), tão presente no Renascimento em diferentes artes, e com uma marca única em Camões, de que este ano se celebra o quingentésimo aniversário.

 

Programa

1ª Sessão Introdução: Mito e poesia; As palavras ‘mito’ e ‘figura’; As figuras do mito; Os diferentes ciclos lendários.

2ª Sessão A Tradição Cretense: Ariadne, o percurso da neta de Europa e da senhora do labirinto.

3ª Sessão Nas Origens do Ciclo Troiano: As várias figuras em torno de um pomo de discórdia; Ulisses e outras figuras.

4º Sessão Nas Origens do Ciclo Tebano: Cadmo e Harmonia; Édipo e outras figuras.

5ª Sessão Os Lusíadas: Importantes figuras míticas em Camões.

 

Maria Mafalda Viana

 

Biografia

Maria Mafalda Viana é licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas / Variante Estudos Clássicos e Portugueses, mestre e doutorada em Literaturas Clássicas. Fez um trabalho de pós-doutoramento (financiado pela FCT). Foi professora na Universidade do Algarve, entre outras instituições. Fez dezenas de conferências no Centro Cultural de Belém. Além dos artigos académicos, publicou na Tinta da China uma tradução do Banquete, de Platão, e Figuras do Mito. Na Húmus, Nemeias. Um livro de Píndaro.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de