O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso Camilo Castelo Branco, o Primeiro Romancista Português, por Abel Barros Baptista , a realizar-se nos dias 5, 12 e 19 de março, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Programa

1.ª SESSÃO — 5 DE MARÇO
Camilo foi um escritor de grande prestígio e sucesso ao longo do séc. XIX. Chegou mesmo a ser considerado “o primeiro romancista português”. Agora, no segundo centenário do seu nascimento, essa designação ainda permanece válida? A primeira aula responderá a esta pergunta, através de uma abordagem da figura de Camilo e das particularidades da sua obra: a relação de Camilo com a literatura do seu tempo, o seu profissionalismo e modo de encarar a literatura. Tudo no sentido de mostrar que ainda hoje vale a pena ler Camilo.

2.ª SESSÃO — 12 DE MARÇO
A Queda dum Anjo (1866) é um dos mais conhecidos romances de Camilo, e será talvez o que beneficia de melhor reputação. Nada disso injustificado. Trata-se de um romance cómico original, que segue as aventuras políticas e amorosas de um fidalgo de educação antiga, Calisto Elói de Silos e Benevides de Barbuda, realçando as surpresas da sua experiência na capital e no parlamento. A segunda aula será dedicada a este romance extraordinário, com referências a outros menos conhecidos.

3.ª SESSÃO — 19 DE MARÇO
A terceira aula tratará da obra Novelas do Minho (1875-1877) com destaque para “Maria Moisés”, uma das obras-primas menos amadas de Camilo. Escrita em plena maturidade do autor, permitirá rever a obra anterior e reapreciar os lugares-comuns que a seu respeito foram sendo difundidos, na escola e fora dela. A atualidade de Camilo confirma-se muito claramente nesta última novela.


Biografia

Abel Barros Baptista é ensaísta, cronista literário e professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi diretor-adjunto da revista Colóquio/Letras. Concebeu e dirigiu, nas Edições Cotovia, a coleção Curso Breve de Literatura Brasileira, catorze volumes publicados em 2005 e 2006. Autor de vários livros e ensaios sobre temas e autores das literaturas portuguesa e brasileira, tem-se dedicado em particular à obra de Machado de Assis. Os principais trabalhos que dedicou a Camilo encontram-se reunidos no volume Futilidade da Novela. A Revolução Romanesca de Camilo Castelo Branco (2012), publicado no Brasil pela Editora da Unicamp. Os seus últimos livros são E Assim Sucessivamente (2015), compilação de crónicas literárias, e Obnóxio (2019), miscelânea literária, ambos publicados pelas Edições Tinta-da-China.

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de