O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Como, porquê e para que é que se escreve um romance ou como chegar à alma das coisas” por Leonardo Padura.

Sinopse

Desde o início dos tempos que o Homem vive rodeado de histórias. Narrativas que se desenrolam de forma ímpar entre todos os habitantes do planeta Terra. O homem moderno vive num universo repleto de histórias. Como é que um escritor, um romancista, consegue encontrar nesse oceano de histórias a mais adequada a um romance? Este é, provavelmente, o maior segredo do ofício da escrita de ficção. O que fazer depois com essa ideia? Como dar-lhe a forma de um romance? Descoberta a forma, que recursos temos ao nosso alcance para a escrever? Mas, acima de tudo, porquê escrever esse romance? Com que intenção? Escrevê-lo para tocar a sensibilidade do leitor ou também para dar a nossa perspetiva sobre a realidade, sobre a sociedade? Partindo da sua experiência literária, que conta com catorze romances escritos e publicados, o escritor Leonardo Padura questiona a arte da escrita de ficção e propõe-nos algumas estratégias para a alcançar.

Biografia

Leonardo Padura é um escritor, argumentista e jornalista cubano, autor de mais de vinte títulos, traduzidos em cerca de trinta idiomas. Foi galardoado com o Prémio Princesa das Astúrias das Letras, em 2015, com o Prémio Nacional de Literatura de Cuba pelo conjunto da sua obra, em 2012 e agraciado oito vezes com o Prémio da Crítica em Cuba.

Programa

1.ª SESSÃO — 24 DE OUTUBRO «Como se escreve um romance?»

 2.ª SESSÃO — 25 DE OUTUBRO «Por que razão se escreve um romance?»

3.ª SESSÃO — 26 DE OUTUBRO «Como escrever um romance histórico?»

No final destas sessões, tentaremos desvendar qual teria sido o propósito de Flaubert ao escrever Madame Bovary: «Como chegar à alma das coisas.»

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

 

 

Poderá também gostar de