Curso de Fotografia: “Fotografia Documental” com Leonel Castro

(Este evento foi sujeito a alteração nas datas inicialmente indicadas)

Dias 24 de Maio e 7 e 14 de Junho – Aulas Teóricas
Dias 25 de Maio e 8 e 15 de Junho – Aulas Práticas (exterior)
Espaço Cultural da Livraria – Piso 6

 

Quando apareceu, a fotografia foi identificada como uma representação da natureza. Todavia, a sua génese não é uma produção de imagens inocente, casual ou mecânica, mas uma linguagem relativamente estruturada nas suas formas e significados, trabalhada por uma história que se foi progressivamente enriquecendo. Assim, a análise da linguagem implica o estudo do contexto de aparecimento e circulação de cada vocábulo. A descodificação da linguagem subjacente à fotografia dará origem a técnicas na área da Antropologia Social e Cultural ou da Sociologia. 

A fotografia, não reproduzindo a realidade mas criando um novo objecto, revela-nos sempre o referente fotográfico, que, para o fotógrafo e para nós, observadores, se organiza como um todo reconhecível, com sentido próprio. “Ligando as diferentes tradições visuais como a do enquadramento, uma sociologia da fotografia assenta sobre um estudo sistemático dos diferentes contextos desta prática; quanto à semiologia, permitiu tomar em consideração a imagem fotográfica como mensagem, desmontando o processo da sua comunicação e, em particular, os diferentes tipos de códigos”. A imagem fotográfica pode ser abordada segundo diversos pontos de vista: estético, sociológico, histórico, psicanalítico, entre outros, numa intrincada interacção multidisciplinar. 

Pretendemos promover três pequenas expedições fotográficas, visando estimular a reflexão sobre o tratamento de que tem sido alvo a fotografia, no âmbito do documentarismo no Norte de Portugal, nos contextos histórico, económico e sócio-cultural. Assim, levaremos os formandos à zona histórica do Porto, a uma vila piscatória (a revelar durante a aula teórica) e, por fim, a uma ou duas quintas vitivinícolas da região demarcada do Douro Superior (a revelar na aula prática). Queremos criar, com os formandos, narrativas que nos aproximem do mundo e das pessoas, tal como aconteceu no início do século passado com os fotógrafos humanistas e, de certa forma, afastar-nos dos bombardeamentos diários de selfies fabricadas pelos amadores digitais. 

O nosso curso vai-se dividir em duas partes: 

componente teórica em que o fotojornalista, Leonel Castro, apresentará e avaliará as propostas das formações práticas; 

componente prática com acompanhamento por parte do fotógrafo ao longo das três expedições atrás indicadas. 

Para concluir, de certo modo, toda a imagem fotográfica documenta, mesmo sendo construída. Não documenta, naturalmente, a realidade. Esse é o objectivo da imagem documental, por contraponto à massificação da informação imagética, em diversos suportes, invadindo o nosso quotidiano e tornando banal e indiferente essa informação, bem como o descrédito que se avoluma com a manipulação do digital. 

Equipamento necessário:

* Câmara digital DSLR ou Mirrorless; objectivas e tripé (caso pretendamos fazer fotografia nocturna); 

* Viatura própria para que o formando se desloque para os cenários a fotografar; 

 

Sobre Leonel de Castro:

Leonel de Castro Desde sempre ligado ao fotojornalismo no Jornal de Notícias e no grupo onde se insere (Notícias Magazine, Volta ao Mundo, Evasões, Diário de Notícias e o Jogo) e tem coleccionado diversos prémios e distinções ao longo da carreira profissional.
Dos prémios Visão ao Prémio de Fotojornalismo Fuji Portugal, Estação Imagem e da Society for News Design, que cumula com os prémios Pacheco de Miranda para reportagens que efectuou em Timor Leste, na África do Sul e nos EUA.
Os seus trabalhos têm também dado corpo a várias exposições, quer individuais quer colectivas, e publicações como Pare, Escute, Olhe (Civilização Editora), Lugares Alentejanos na Literatura Portuguesa (Estação Imagem) ou Um Território Musealizado – Museu da Memória Rural.
A par do fotojornalismo, tem-se dedicado também à docência, no Instituto Português de Fotografia, na Escola Superior Artística do Porto e no Mestrado de Comunicação da Universidade do Minho.
É licenciado em Comunicação Social pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, completou também o curso de Fotografia na Escola Superior Artística do Porto, e actualmente é doutorando na Universidade do Minho.

 


 

Nota: A participação no presente Curso está sujeita à aquisição de um Cartão Presente, no valor de 30€, dedutível em compras em todas as lojas El Corte Inglés Portugal.
Para a inscrição ao Curso ser considerada válida, os participantes deverão seguir os seguintes passos:

1.Fazer uma pré-inscrição em: https://ambito-cultural.elcorteingles.pt/;

2.Após recepção do email de confirmação relativo à pré-inscrição, adquirir o Cartão Presente, no valor de 30€ (serão contabilizados 7 dias, após o email de confirmação, para adquirir o Cartão Presente no Serviço de Apoio ao Cliente, Piso -1. Caso este tempo seja ultrapassado a pré-inscrição fica sem efeito);

3.Após adquirir o Cartão Presente, ser-lhe-à entregue um comprovativo de inscrição que deverá apresentar no primeiro dia do Curso;

Poderá também gostar de