Curso “História da Ciência“, por Carlos Fiolhais.

De 24 de Janeiro a 20 de Março, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6)

Inscrições disponíveis até dia 17 de Janeiro, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

A evolução das ciências em Portugal sempre esteve enquadrada na história da ciência mundial. Apresenta-se uma síntese da história da ciência em Portugal desde a época dos Descobrimentos, que precedeu a Revolução Científica, até à entrada de Portugal na União Europeia (com enorme crescimento da investigação científica), passando pela acção pedagógico-científica dos Jesuítas, pela Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra, pela ciência na Escola Politécnica de Lisboa e na Academia Politécnica do Porto, e pela ciência na Primeira República com o aparecimento de novas universidades, e pelas dificuldades conhecidas pela ciência no Estado Novo. Dá-se destaque à evolução da medicina e da farmácia, incluindo a acção desenvolvida nas escolas superiores de Coimbra, Lisboa e Porto e nos hospitais. Foca-se, em particular, a recepção entre nós de grandes figuras da ciência como Galileu, Newton, Lavoisier, Darwin e Einstein.

Carlos Fiolhais é professor de Fisíca na Universidade de Coimbra, foi director da Biblioteca Geral daquela Universidade, e dirige actualmente a área do Conhecimento da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
É autor de numerosos livros pedagógicos e de divulgação científica, como Física Divertida e Nova Física Divertida (Gradiva) e ainda do livro História da Ciência em Portugal onde está vertido o conteúdo do curso. Editado pela Arranha-Céus e pelo Âmbito Cultural do El Corte Inglés. Recebeu vário prémios e distinções.

Programa

1.ª SESSÃO — 24 de Janeiro 
A universidade medieval, o papa português e os Descobrimentos;

2.ª SESSÃO — 31 de Janeiro 
A recepção de Galileu: A Revolução Científica e o papel dos jesuítas na sua difusão no Oriente;

3.ª SESSÃO — 21 de Fevereiro
Os Oratorianos, os Estrangeirados e o “terramoto” pombalino;

4.ª SESSÃO — 28 Fevereiro 
O liberalismo e as Escolas Politécnicas e Médico-Cirúrgicas;

5.ª SESSÃO — 6 de Março
As ciências da vida e a recepção de Darwin. As ciências da Terra e do Espaço e a recepção de Einstein;

6.ª SESSÃO — 20 de Março
A Medicina e o único Nobel português. O Estado Novo e a Ciência.

Poderá também gostar de