O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Nós, Os Maias (Ou Portugal Descendo aos Infernos) Como Ler o Romance que nos Lê?” por António Carlos Cortez, a realizar-se entre os dias 18 de Junho e 2 de Julho, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Pensado para o público em geral, este curso pretende dar a ler a obra-prima de Eça de Queirós (1845-1900), tendo em conta a atualidade da sua mensagem: “Que temos sido nós desde o Colégio? Desde o Exame de Latim, senão românticos? Isto é: seres inferiores que se regem na vida sempre pela emoção e nunca pela razão?”. São estas palavras de Ega a Carlos da Maia, que nos convidam a ler Portugal hoje, em 2024. Conhecer Eça vendo-o como criador literário e, para além disso, como intérprete dum coletivo – Portugal – que a família Maia (Carlos, em especial) representa. “Este romance é um ensaio alegórico sobre a decadência da nação” (Moura, 1987). Pensar, no fundo, num tópico literário que estrutura a obra: a descida aos infernos de Carlos, um anti-herói. “Carlos falhou na vida não por causa, mas apesar da educação” (Coelho , 1976).

António Carlos Cortez

Biografia

António Carlos Cortez (Lisboa, 1976) é professor, ensaísta, poeta e crítico literário. Assina a coluna de crítica no Jornal de Letras, “Palavra de Poesia”, desde 2003. É colaborador regular da revista Colóquio-Letras desde 2003. Tem cerca de cinco ensaios e 15 livros de poesia publicados, amplamente premiados. Publicou o seu primeiro romance pela Caminho em 2022, intitulado Um Dia Lusíada, considerado por Lídia Jorge “o romance mais ousado da sua geração” e por Miguel Real “um livro para a história da literatura em Portugal”. No prelo: Condor (poesia) e Cenas Portuguesas (contos, Caminho, 2024).

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição individual.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de