O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso Novos Grandes Livros, por José Gardeazabal, a realizar-se nos dias 18 e 25 de fevereiro e 11, 18 e 25 de março, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

 

Sinopse

Uma viagem pelos novos grandes livros da audaciosa, divertida e extraordinária literatura contemporânea. Em cinco sessões, cada uma dedicada a um livro e um autor, recorre-se à leitura livre e dirigida, ao comentário e ao debate para relevar a força de obras marcantes da literatura contemporânea. Numa atmosfera estruturada, mas informal, releva-se a originalidade, o carácter, e a natureza da nova grande literatura. As sessões serão organizadas à volta dos livros: O Meu Nome é Eileen, de Otessa Mosfegh, O Irmão de Gelo, de Alicia Kopf, Na Terra Somos Brevemente Magníficos, de Ocean Vuong, Pastoralia, de George Saunders, e Baleia de Paul Gadenne.

 

Programa

1.ª SESSÃO — 18 DE FEVEREIRO
NOME
A partir de O Meu Nome é Eileen, de Otessa Mosfegh, uma excursão pela identidade e as dores de crescimento de uma jovem aprisionada num enredo de grande cidade.

2.ª SESSÃO — 25 DE FEVEREIRO
FAMÍLIA
O Irmão de Gelo, de Alicia Kopf, uma sublimação da proximidade da falha pela literatura e pela investigação do frio.

3.ª SESSÃO — 11 DE MARÇO
TERRA
Em Na Terra Somos Brevemente Magníficos, de Ocean Vuong, um encontro entre o familiar e o estrangeiro, a memória histórica e geográfica e a redenção sexual.

4.ª SESSÃO — 18 DE MARÇO
LABOR
Com Pastoralia, de George Saunders, um mergulho microscópico nos meandros da rotina laboral e da resistência individual.

5.ª SESSÃO — 25 DE MARÇO
MISTÉRIO
A partir de Baleia, de Paul Gadenne, o assombro do mistério do natural e do animal.

 

Biografia

José Gardeazabal é um escritor português nascido em Lisboa. O seu primeiro livro publicado, História do Século Vinte, foi distinguido com o Prémio de Poesia INCM/Vasco Graça Moura. Publicou volumes de teatro e prosa curta. Em 2018, a Companhia das Letras lança o seu primeiro romance, Meio Homem Metade Baleia, finalista do Prémio Oceanos e traduzido em 2019 para o castelhano. O seu segundo romance, A Melhor Máquina Viva, considerado pelos jornais Expresso e Público um dos melhores livros de 2020, foi finalista dos prémios Sociedade Portuguesa de Autores, Correntes D’Escritas e Fernando Namora. Em 2021 publicou o terceiro romance, Quarentena Uma História de Amor, também finalista do Prémio Oceanos. Em maio de 2022 editou dois livros de poesia: Penélope Está de Partida, vencedor do Prémio SPA para o Melhor Livro de Poesia em 2023, e Da Luz Para Dentro. Em 2022 editou o romance Quando Éramos Peixes, finalista dos prémios Oceanos e Correntes D´Escritas. Em 2023 publicou A Mãe e o Crocodilo e em 2024 o romance Origami.

A entrada é gratuita e sujeita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de