O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o curso “Onde tudo começou: As Civilizações da Mesopotâmia” por Luís Manuel Araújo, a realizar-se nos dias 08, 10 e 12 e Janeiro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse 

Em três sessões, falaremos de forma sucinta do essencial das antigas civilizações da Mesopotâmia, onde hoje fica o Iraque, um país que agora se tenta reconstruir e renovar, e onde se situam as impressionantes ruínas de Babilónia, Nippur, Guirsu, Ur e Uruk, onde foi inventada a escrita (c. 3300 a. C.), dando assim início à história (antes era a pré-história). Na antiga Mesopotâmia, restam ainda expressivos vestígios das diversas civilizações pré-clássicas que por lá floresceram, muito ricas de arte, de história e de cultura, com os seus sistemas originais e variados de organização política, social e económica, que a arqueologia e a rica literatura mitológica, religiosa, histórica e administrativa bem documentam, da Assíria à Babilónia, e da Acádia à Suméria, onde tudo começou.

Luís Manuel de Araújo

Biografia 

Luís Manuel de Araújo é egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorado em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa, com estágio de pós-graduação na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Internacional de Paremiologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia. Estudou as coleções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal e é autor de dezasseis livros.

Programa

1.ª LISBOA — 8 JANEIRO

A História Começa na Suméria.

2.ª LISBOA — 10 JANEIRO

A Civilização Sumério-Acádia.

3.ª LISBOA — 12 JANEIRO

A Civilização Assírio-Babilónica.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de