O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Curso “Os Descobrimentos no Século XV” por Vítor Teixeira, a realizar-se nos dias 10, 17, 24 e 31 de Outubro e 07 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

Sinopse

No início do século XV, nenhum ser humano tinha ideia da configuração do planeta em que habitava, nem da diversidade das suas sociedades, bem como da fauna e da flora. O Atlântico não era atravessado nem navegado abaixo do Trópico de Câncer, salvo nas Caraíbas, e ninguém concebia a grandeza do Pacífico. Situado numa esquina da Eurásia, mas no centro da linha costeira europeia, virado para o oceano inexplorado, Portugal tinha as condições propícias para desencadear uma revolução geográfica, abrindo rotas novas que desfizeram gradualmente as barreiras que compartimentavam a humanidade. A documentação coeva, relata-nos o mútuo descobrimento que se repetiu a cada desembarque dos navegadores em territórios distantes e do carácter revolucionário dos seus feitos, algo que foi também um elemento estruturador do Renascimento no Europa.

 

Programa

1.ª Sessão: Os Descobrimentos e a Globalização – Uma Revolução na História da Humanidade.

2.ª Sessão: As Navegações do Século XV e a Descoberta do Mar Oceano.

3.ª Sessão: A Rivalidade Europeia – Da Bula Romanus Pontifex ao Tratado de Tordesilhas.

4.ª Sessão: Sons e Imagens dos Encontros do Descobrimento Mútuo.

5.ª Sessão: As Expedições de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral e as novas Rotas Intercontinentais.

 

(Conceção, estruturação e autoria do título, sinopse e programa do curso por João Paulo Oliveira e Costa.)

 

Vítor Teixeira

Biografia

Vítor Teixeira nasceu no Porto (1969) e é licenciado em História (1991), mestre em História Medieval (1996) e doutorado em História (2004). É professor associado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa e investigador integrado do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Trabalha, ainda, na Universidade Nacional de Malang (Indonésia) e na Universidade de S. José (China). O seu principal foco investigativo tem sido a história e cultura da presença portuguesa no sudeste asiático, em particular na Indonésia.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de