O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Avenida da Liberdade Editores têm o prazer de convidar para a Conferência “O Infinito está nos Olhos do Outro – Diz-lhes Quem Fomos: Uma História de Família de Fátima Campos Ferreira,a realizar-se no dia 15 de Dezembro, pelas 18h30, na Sala de Âmbito Cultural, do El Corte Inglés de Gaia.

Sinopse

Viver implica um compromisso com o Outro. Começa pela família onde nascemos, mas alarga-se aos conhecidos, e a toda a comunidade Humana e animal.

Nasci num país conceptualmente diferente, isolado, mas em que a relação humana era mais intensa e vivida, bairro a bairro, na aldeia, ou na grande cidade. Intensa, por ser próxima, mas também medrosa, e preconceituosa, com mistérios indecifráveis aos mais pequenos.

Cresci também num tempo de âncoras de segurança, que se manifestavam genericamente na estabilidade da célula familiar, apesar dos sobressaltos e das quezílias serem as mesmas de sempre, e inerentes à condição humana.

Fátima Campos Ferreira

 

Fátima Campos Ferreira

Licencia-se em História pela Faculdade de Letras do Porto, e acrescenta ao seu currículo diferentes cadeiras do curso de História de Arte, começando a lecionar no Instituto de Preparação para a Universidade, da Universidade Livre. Ingressa depois no primeiro curso da Escola Superior de Jornalismo do Porto, e completa a licenciatura.

No final de 1986, inicialmente no âmbito do estágio curricular, e logo a seguir como profissional, inicia a carreira de jornalista na RTP, primeiro no Norte, e já em Lisboa a partir do final de 1994.

Participa em e apresenta telejornais, entrevistas, reportagens e operações especiais que marcam a história do país.

Durante 18 anos coordena e apresenta o debate Prós&Contras, onde acolhe semanalmente centenas de pessoas e cruza ideias e argumentos, acompanhando a par e passo a complexidade social, económica, política, cultural e desportiva do país. O Prós&Contras torna-se âncora do serviço público, e uma marca na sociedade portuguesa.

Atualmente é coautora do programa de entrevistas Primeira Pessoa.

Docente de jornalismo na Universidade Lusófona, mantém, ao longo dos anos, participação cívica, como moderadora e palestrante em fóruns universitários e em diferentes instituições sociais.

Pelo seu trabalho jornalístico, articulador da sociedade, em 10 de junho de 2005, é-lhe atribuída a Comenda da Ordem de Mérito pelo presidente da República Jorge Sampaio e, em 2022, a medalha de Mérito da Cidade do Porto, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de