O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o Lançamento do livro e Exposição de “António: 50 Anos de Humores, de António Antunes, a realizar-se no dia 13 de Janeiro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

EXPOSIÇÃO: De 13 Janeiro a 13 de Fevereiro 2025 

 

Sinopse:

Na impossibilidade de se expor toda a vasta obra de António – afinal, há meio século que o caricaturista político tem vindo a retratar o mundo como ninguém –, escolhemos algumas das peças mais marcantes dos últimos 50 anos para dar conta dos seus traços afinados, a inteligência mordaz, a capacidade de pensar a sociedade e fixar-lhe os momentos cruciais em rasgos humorísticos de génio que o tornam um nome incontornável no universo do cartoonismo.

António coleciona insólitos, personalidades, polémicas, acontecimentos políticos, culturais e sociais, numa análise independente que nos acompanhou nesta redescoberta da liberdade nas últimas cinco décadas. Um número redondo ao serviço da sátira que resulta agora no livro 50 Anos de Humores (da editora Documenta) e na exposição homónima António: 50 Anos de Humores, composta por desenhos e escultura, patente de 13 de janeiro a 13 de fevereiro na Sala de Âmbito Cultural de Gaia. Impossível ficar de maus humores com esta história do país e do mundo.

António Antunes

Biografia:

António Antunes nasceu em Vila Franca de Xira, em 1953. Cursou Pintura e iniciou-se posteriormente no cartoonismo a 16 de março de 1974, no jornal República, começando a colaborar no semanário Expresso no final do mesmo ano. É autor de Figuras de Lisboa, 50 caricaturas de personalidades relevantes da vida política, cultural e artística da cidade, realizadas em pedra encastrada, que constituem a animação plástica da estação “Aeroporto” do Metro de Lisboa. Comissário do Cartoon Xira e diretor do World Press Cartoon. Realizou exposições individuais um pouco por todo o mundo. Amplamente distinguido nacional e internacionalmente, destacam-se as condecorações, em 2005, com a Ordem do Infante Dom Henrique no grau de Grande Oficial e, em 2023, com a Ordem da Liberdade no grau de Comendador.

Poderá também gostar de