O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para o curso Figuras do Mito, lecionado pela professora Maria Mafalda Viana.

SINOPSE

Algumas figuras míticas que não têm hoje na memória de muitas pessoas uma projecção equiparável à de Ulisses marcam todavia algumas obras importantes da Literatura e outras Artes que ao longo de séculos foram desenhando (e ainda prosseguem nesse esboço) o tempo e os anseios dos espírito humano, pelo menos, a Ocidente.
Está nesta situação, por exemplo, Ariadne, uma jovem moça do mito muito antiga. Escolho-a, entre outras, para traçar um percurso através da imensa teia complexa da mitologia greco-latina, que não poderia mostrar na sua totalidade. Proponho algumas figuras a propósito das quais farei um caminho de leitura de alguns textos mediante os quais as figuras se vão metamorfoseando e, desse modo, também permanecendo vivas algumas linhas do seu contorno, mesmo quando nem sempre damos por elas.

1.ª SESSÃO — 1 DE JUNHO
Introdução. As figuras do mito.
2.ª SESSÃO — 7 DE JUNHO
Ariadne em Creta e na Europa.
3.ª SESSÃO — 14 DE JUNHO
Ulisses em Lisboa. Viagem de Ulisses
a Ocidente.
4.ª SESSÃO — 22 DE JUNHO
Édipo. Édipo-Ulisses.
5.ª SESSÃO — 28 DE JUNHO
Os camonianos Adamastor, Actéon
e a ninfa Éfire

Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.
Hora: 18h30
Data: 1 de junho a 28 de junho

BIOGRAFIA

MARIA MAFALDA VIANA licenciou-se em Línguas e Literaturas Clássicas / Variante de Estudos Clássicos e Portugueses na FLUL, onde também fez mestrado. Foi professora na Universidade do Algarve, onde se doutorou e passou a Professora Auxiliar.
Fez um trabalho de pós-doutoramento (FCT) na Universidade de Lisboa (CEC), onde foi professora.
Fez várias conferências, sendo de salientar as do CCB, a convite de Vasco Graça Moura.
Tem publicações sobre poesia (grega, latina, portuguesa) e cultura europeia. Publicou na Tinta da China a sua tradução do Banquete de Platão e Figuras do Mito.
Tem trabalhos no Ephemera.

Entrada gratuita mediante pré-inscrição e seleção.
Relembramos que as inscrições não garantem a admissão, sendo feita uma seleção aleatória sempre que o número de inscrições ultrapasse as vagas do curso.

Poderá também gostar de