Dias 4, 11, 18, 25 e 31 de Março, 1, 7, 8, 14 e 22 de Abril às 18:30 horas no Espaço Cultural da Livraria do Piso 6

Todos falamos de religião e de religiões, hoje e desde sempre. Todos fundamentam a geopolítica nas religiões, nas crenças e na fé dos povos do mundo. Por outro lado, baseiam também as suas opiniões na ausência das mesmas.

A evolução do fenómeno religioso é determinante no dever das sociedades humanas, no tempo, no modo e no espaço.

O sentimento religioso é diverso, coexiste em diversas formas e em quase todos os Lugares habitados da Terra, desde a Pré-História aos dias de hoje.                                                                   A cultura, as artes, a política, as relações humanas, enfim, todas as manifestações materiais e imateriais do Homem têm uma matriz religiosa.

O fenómeno religioso manifesta-se desde sempre, com traços ou origens comuns, outras de maneira díspar ou antagónica, que por vezes se colidem. Temos que entender o fenómeno religioso como um conjunto de manifestações actuais, não o podemos ver como registo fossilizado apenas na perspectiva do passado.

Com ou sem textos fundamentais ou reitores, com imagem ou aniconicamente, com literatura ou não, nas suas diversas matizes, das religiões monoteístas do Livro às orientais e às politeístas, dos animismos e xamanismos africanos e asiáticos às religiões totémicas e dos povos pré-colombinos das Américas, passando por sincretismos, cismas e divisões, no arco do tempo histórico, procuraremos traçar uma história comparada das religiões, ou melhor, do sentimento religioso, tanto ontem como hoje. Por fim, que futuro para a religião?

Nota: A participação no presente Curso está sujeita à aquisição de um Cartão Presente, no valor de 30€, dedutível em compras em todas as lojas El Corte Inglés Portugal.
Para a inscrição ao Curso ser considerada válida, os participantes deverão seguir os seguintes passos:

1.Fazer uma pré-inscrição em: https://ambito-cultural.elcorteingles.pt/;

2.Após recepção do email de confirmação relativo à pré-inscrição, adquirir o Cartão Presente, no valor de 30€ (serão contabilizados 7 dias, após o email de confirmação, para adquirir o Cartão Presente no Serviço de Apoio ao Cliente, Piso -1. Caso este tempo seja ultrapassado a pré-inscrição fica sem efeito);

3.Após adquirir o Cartão Presente, ser-lhe-à entregue um comprovativo de inscrição que deverá apresentar no primeiro dia do Curso;

Biografia:

Vítor Teixeira é Professor da Universidade Católica Portuguesa, Porto – Escola das Artes e Visiting Professor University of St. Joseph, Special Administrative Region of Macau (People´s Republic of China).

Licenciou-se em História em 1991, Mestrado em História Medieval em 1996 e Doutoramento em História em 2004, sempre na Universidade do Porto, na Faculdade de Letras. Docente da Universidade Católica Portuguesa (UCP) desde 2000, na Escola das Artes, bem como outras unidades da UCP, além de outras instituições de ensino. Investigador integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da UCP e investigador-colaborador do Centro de estudos Interculturais CEI-ISCAP-IPP. Professor da Universidade de S. José, Região Administrativa Especial de Macau (R. P. China) entre 2013 e 2015, é ali Visiting Professor. Tem publicado títulos em autoria e co-autoria, artigos, capítulos e estudos vários, colaborado em projectos nas áreas científicas em que trabalha, em particular no Oriente, em Macau, onde desenvolve actividade científica, cultural e jornalística regular. Conferencista, participa em vários congressos desde 1993, tendo também efectuado cursos de especialização na área temáticas da História e Arte das Ordens Religiosas e Avaliação e Taxação de Livro Antigo, Estudos Franciscanos. Júri de teses Doutoramento e Mestrado, em Portugal e no Estrangeiro (arguente ou membro do júri). Participação em projectos internacionais (como Carnval 2015-2017). Na actualidade, os seus domínios de investigação prendem-se com a história e património da expansão portuguesa na Ásia e o estudo das relações interculturais entre a Europa e o Sudeste Asiático, a China e Japão, com destaque para esta e para o Delta do Rio da Pérola (Macau, Hong Kong, Cantão). Desenvolve investigação no âmbito da geopolítica da Ásia e do “One Belt, One Road”, com participação em conferências internacionais na Europa e China sobre o tema. É coordenador científico do Centro de Estudos Franciscanos do Porto, Portugal, e do Centro Cultural Copta Ortodoxo do Porto, além de curador da Colecção Privada de Arte deste centro.

 

Poderá também gostar de