O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de apresentar a exposição colectiva “Hiberia – Galeria Maria Porto” com curadoria de Maria Porto, que estará patente no El Corte Inglés de Lisboa desde 14 de Setembro até 31 de Outubro, nos espaços Sala de Âmbito Cultural, Gourmet Experience, piso 5 e piso 0.

Conheça algumas das obras expostas aqui: https://catalogos.elcorteingles.pt/ElCorteIngles/2023/09/ambito-cultural-hiberia/

Sinopse

O título desta exposição baseia-se nas relações que, ao longo do tempo, se têm desenvolvido entre Espanha e Portugal.

Os laços histórico-culturais e geográficos entre ambas as nações criaram um ambiente propício ao desenvolvimento de relações especiais que têm permanecido ao longo dos tempos. É de salientar que foi no “El Corte Inglés”, na loja da Calle Castellana, que nasceu a Galeria Maria Porto, e em Lisboa, será dado o primeiro passo de internacionalização da Galeria, que passará a estar presente nos dois países.

Ibéria é o nome dado pela Grécia Antiga a Portugal e Espanha, que mais tarde, os Romanos chamaram de Hiberia, a actual Península Ibérica.

Esta exposição pretende ser um testemunho das relações mantidas entre ambos os países, através de um diálogo artístico entre as duas nações, que, apesar de serem países destintos, comungam de um sentido de pertença cultural comum.

Ainda que na exposição, se exponham, principalmente, artistas portugueses e espanhois, também estão presentes artistas de outras nacionalidades com o objectivo de fomentar o diálogo intercultural entre artistas de diferentes partes do mundo. Todos eles se juntam nesta exposição.

Biografia

Maria Porto estudou Direito e iniciou a sua carreira profissional na Galería Marlborough no ano de 1992, em Madrid. Durante o percurso profissional neste espaço coordenou  inúmeros projectos, foi responsável por diferentes áreas e Directora Geral do mesmo, entre 2000 e 2005. Nesse ano decide iniciar uma carreira em nome próprio e cria a “Aqualium”, onde se especializa em gestão e assessoria de projectos culturais tornando-se, assim responsável pelas principais operações de arte publica em Espanha, nos últimos anos.

 

Poderá também gostar de