Todos os dias a Ciência revela mais peças do puzzle que constitui o Cosmos que nos rodeia e a quem devemos a nossa própria existência. São também histórias com mais de 13,5 mil milhões de anos que, com a crescente evolução da tecnologia, permitem tornar visíveis os eventos, actores e actrizes que permitem compreender o passado, esclarecer o presente e vislumbrar o futuro.

Galáxias, planetas, luas, buracos negros e tudo o que a exploração espacial significa também para o conforto e evolução da Humanidade. Propõem-se que todas as semanas sejam analisadas e comentadas as últimas novidades astronómicas que permitam compreender as noções mais básicas e excitantes da Astronomia.

Sessões nos dias: 9, 16, 23 e 30 de Maio às 18:30 horas

Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves nasceu no Porto a 10 de Maio de 1978, em 1996 ingressa no curso de Física/Matemática Aplicada (ramo de Astronomia) da Faculdade de Ciências do Porto.

Formador e comunicador de Ciência, trabalhou como monitor Planetário do Porto e em 1997 foi convidado para Coordenador Nacional da “The Planetary Society”, a maior agência espacial não governamental do Mundo, cargo que ocupou até Fevereiro de 2019.

Participou no Protocolo Bilateral NASA/Portugal (1999), no 53rd IAF “World Space Congress”, entre 9 e 19 de Outubro de 2002 em Houston, EUA. Desde Fevereiro de 2020 que também integra o Conselho Consultivo do Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Apresenta a rubrica “A Última Fronteira” inserido no programa noticioso “Bom Dia Portugal”, da RTP. Assinou durante 2 anos uma coluna no jornal i dedicado à Exploração Espacial e actualmente é cronista da revista “JN História”.

Poderá também gostar de