O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Frases de Papel Editora têm o prazer de convidar V. Exa. para o lançamento do livro Apontamentos de Escrita Criativa, do professor José Couto Nogueira. O professor, além de autor de diversos livros – como Táxi, ou Pesquisa Sentimental -, é também nosso docente aqui no Âmbito Cultural, onde leciona desde 2006. Por ele já passaram 1.400 alunos, e acreditamos que todos, de uma forma ou de outra, se sentiram motivados a submergir neste que é o vasto mundo da literatura.
E, por isso, é com o maior prazer que anunciamos o lançamento do livro Apontamentos de Escrita Criativa, um livro que transporta 16 anos de relações, experiências e desafios.

SINOPSE

Quem não sonhou escrever um livro? A experiência da vida é tão rica e emocionante que muitas vezes pensamos em escrever sobre o que nos rodeia ou nós próprios.
No entanto, a maioria das pessoas tem duas barreiras que parecem irredutíveis: a falta de conhecimento das técnicas e “truques” que julgam serem exclusivos dos profissionais e o receio de que não consigam exprimir de modo atraente aquilo que lhes vai na cabeça.
Foi com o objectivo de abordar estas questões que surgiu o Curso de Escrita Criativa do Âmbito Cultural do El Corte Inglés, que se abeira das 30 edições. Dessas sessões saíram mais de uma dezena de escritores publicados e muitos mais fizeram ou estão a fazer textos de qualidade.
É extraordinário ver como vocações adormecidas só precisam de um pequeno incentivo para se revelarem e darem grande satisfação a quem escreve – e também a quem lê.
Os Apontamentos de Escrita Criativa constituem a referência que José Couto Nogueira utiliza e, nestas páginas, está o essencial dos 28 cursos de Escrita Criativa que o autor deu a mais de 1.400 participantes, desde 2006.

BIOGRAFIA

JOSÉ COUTO NOGUEIRA Nasce em Lisboa, em 1945. Estuda Economia em Lisboa e Londres, mas a sua primeira profissão é fotógrafo, primeiro de publicidade, depois de imprensa (Jornal Novo).
Os primeiros textos são publicados na revista Cinéfilo, em 1973. Vive dez anos em São Paulo, onde troca definitivamente a fotografia pelo jornalismo. É repórter, colunista, redactor e editor de revistas como a Interview, a Playboy e a Vogue. Vive nove anos em Nova Iorque, onde trabalha como arte-finalista, vendedor de produtos para artistas, barman e motorista de táxi, sendo correspondente do jornal O Estado de São Paulo e da revista de música Bizz,
entre outros. De volta a Lisboa, trabalha como redactor, editor e colaborador em publicações como a Exame, A Capital,Demais (revista do Diário Económico),
Ícon, GQ, Vogue e Sapo 24. Faz um programa de televisão, Metrópolis, no CNL
(antecessor da SIC Notícias, em 1999), e edita o site Alface Voadora, a primeira revista digital portuguesa, entre 1997 e 2002. Orienta um Curso de Escrita Criativa, no Âmbito Cultural do El Corte Inglés, desde 2006. Dirige workshops de Escrita Criativa desde 2013. Traduziu autores anglo-saxónicos como Charlotte Brontë,Mark Twain, Edgar Allan Poe e Henry Miller, entre muitos outros.

Data: 3 de junho
Hora: 18h30
Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do
El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa

Entrada livre e gratuita

Poderá também gostar de