Lançamento do livro “Assim Escrevia Bento Kissama”, de Carlos Taveira.

Dia 23 de Maio, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Apresentação pelo Professor Manuel Ennes Ferreira (ISEG- Universidade de Lisboa).

Sinopse

Angola torna-se independente, e Bento Kissama bate-se na guerra civil, combatendo o invasor sul-africano, a UNITA e a FNLA. Mas o novo poder depressa trilha os caminhos de corrupção e repressão – a alegria desaparece, e o desalento instala-se.
A morte de um amigo de infância leva-o a transpor fronteiras e a desaguar no mar algarvio. De garrafa de aguardente velhíssima em punho, vivendo de uma fortuna conseguida sem grande esforço, escrevinha as suas memórias entre delírios etílicos, turistas com cio e assombrações inexplicáveis. Mas um dia desaparece! Gilberto, jornalista ao serviço de uma editora, esquadrinha-lhe as memórias, deixadas em cadernos e cartas, e vai no seu encalço. Quem teria sido Bento Kissama? Onde estará?
Uma história angolana e portuguesa, entre os restos do império, da guerra e da destruição, mas também da construção de uma nova vida, de um novo país e da redenção depois da tormenta.

Autor

Carlos Taveira (Piri), veio ao mundo em 1953, numa quinta-feira de lua nova, numa praia do Atlântico Sul em Angola (Lobito), de pais também por lá nascidos. Ali cresceu e completou o liceu, ali o apanhou o conflito armado que levou à Dipanda, a independência, em 1975.
Dez anos depois, fugindo à guerra e a alguns percalços a que o conduziram certas vias de esquerda, migrou, com a família, dos trópicos para as neves de Montreal, em pleno Inverno canadiano. De Montreal a Otava, ganha a sua nova vida como consultor em informática para o governo federal canadiano.
Com o rolar dos anos (e das rotativas tipográficas), foi deixando na esteira da vida alguns romances e uma recolha poética. Utilizou as línguas de Camões e de Molière, interessando-se sobretudo por figuras lusófonas que marcaram a história do Canadá. Regressa à sua língua natal a bordo destas memórias.

Poderá também gostar de