O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Caminho têm o prazer de convidar para o Lançamento do Livro “Cenas Portuguesas” de António Carlos Cortez, a realizar-se no dia 28 de Setembro, pelas 18:00 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Apresentação de José Viale Moutinho e Ida Alves.
Leitura de trechos por António Carlos Cortez, Alexandra Cordeiro, Fernando Cordeiro, Isaque Ferreira e Rui Spranger.

 

 

Sinopse

Cenas Portuguesas é, como o título indica, um conjunto de cenas, isto é, de contos que são cenas vivas, pitorescas, satíricas e outras talvez melancólicas, sobre uma certa forma de ser português. Numa prosa fluida e viva, ora sarcástica, ora nostálgica, estás estórias são feitas de figuras que se passeiam num país à esquina do planeta, de personagens que todos nós um dia conhecemos. É um Portugal de ontem que é de hoje, com seus provérbios e absurdos, a pátria política e das almas censuradas por essa vírgula maníaca, a de Alexandre O’Neill, ou um livro que, na melhor herança de Sena e de Cardoso Pires, ou percorrendo o brutalismo dum Ruben Fonseca, revela António Carlos Cortez como um dos prosadores onde a língua portuguesa (poeticamente) volta a falar connosco.

 

António Carlos Cortez

Biografia

António Carlos Cortez (Lisboa, 1976) é professor, ensaísta, poeta e crítico literário. Assina a coluna de crítica no Jornal de Letras, “Palavra de Poesia”, desde 2003. É colaborador regular da revista Colóquio-Letras, desde 2003. Tem cerca de cinco ensaios e 15 livros de poesia publicados, amplamente premiados. Publicou o seu primeiro romance pela Caminho em 2022, intitulado Um Dia Lusíada, considerado por Lídia Jorge “o romance mais ousado da sua geração” e por Miguel Real “um livro para a história da literatura em Portugal”. Em 2024, lançou Cenas Portuguesas. No prelo: Condor e Ler Camões: 50 Poemas Comentados (Gradiva, outubro de 2024).

 

Entrada livre e gratuita.

Não é necessária pré-inscrição.

Poderá também gostar de