O Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em parceria com a Editora Manuscrito, tem o prazer de convidar para o lançamento do livro Comer para prevenir e enfrentar o cancro, das autoras Marta Carriço e Catarina Sousa. O evento decorrerá dia 17 de maio pelas 18h30 na Sala de Âmbito Cultural, do Piso 6 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

SINOPSE

Em 2018, mais de 18 milhões de pessoas sofriam de cancro. A tendência é crescente: segundo as previsões dos especialistas, em 2040 teremos 30 milhões de doentes oncológicos em tudo o mundo. Apesar dos números impressionantes, os avanços na ciência e na medicina têm-nos mostrado que podemos ter um papel determinante na prevenção e no tratamento da doença. Uma das nossas melhores armas? A alimentação.

Marta Carriço, nutricionista dedicada à oncologia na Fundação Champalimaud, e Catarina Sousa Guerreiro, nutricionista e professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, acreditam que saber é poder.
Considerando a desinformação atual quando se trata de alimentação e cancro, é cada vez mais urgente um guia que apoie quem teme vir a ter cancro e quem está a passar pela doença.
Este livro não tem espaço para relatos de alimentos e suplementos que prometem a cura. As especialistas propõem-nos antes uma viagem suportada em dados científicos que procura responder às questões:

Que tipo de alimentação pode ajudar na prevenção do cancro?
O que comer ou restringir para aumentar a probabilidade de cura?
O que comer se estiver a ser submetido a um tratamento oncológico?
As dietas da moda, como o Jejum Intermitente ou a Dieta Alcalina, são aliados ou inimigos?

BIOGRAFIA


Marta Carriço é nutricionista na Fundação Champalimaud e membro da Ordem dos Nutricionistas desde 2017, dá apoio nutricional a doentes oncológicos a realizar tratamentos antineoplásicos e aconselha sobre o estilo de vida, com vista à diminuição do risco de cancro em pessoas com e sem diagnóstico prévio de cancro. Com formação avançada em Apoio Nutricional em Oncologia (Nutritional Support in Cancer) pela Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo, colabora também em projetos de investigação na área da oncologia, cujos resultados têm sido apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais. Desde 2019 que leciona seminários em mestrados na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.


Catarina Sousa Guerreiro é Professora Associada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), nutricionista com a especialidade em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas, mestre e doutorada em Nutrição, tem ainda formação avançada em Apoio Nutricional em Oncologia (Nutritional Support in Cancer) pela Sociedade

Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo. É a coordenadora da licenciatura em Ciências da Nutrição da FMUL,

mantendo desde 2006 intensa atividade pedagógica junto de estudantes da área médica e da nutrição. Iniciou atividade clínica em 2003, mantendo desde então atividade assistencial ao doente em ambulatório. Integrou o corpo clínico da Fundação Champalimaud entre 2015–2019.

Colabora em diferentes projetos de investigação, tendo publicado vários artigos científicos, em revistas nacionais e internacionais.

As suas áreas de estudo centram-se no impacto da nutrição no risco e desenvolvimento de doenças crónicas inflamatórias como as intestinais, oncológicas e reumatológica.

Data: 18h30
Hora: 17 de Maio
Local: Sala de Âmbito Cultural, Piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Entrada livre e gratuita.

Poderá também gostar de