Lançamento do Livro “Dias de Raiva” de Alexandre R. Malhado
Entrada Livre
O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Manuscrito têm o prazer de convidar para o Lançamento do Livro “Dias de Raiva” de Alexandre R. Malhado, com apresentação de Francisco Assis e Vasco Ribeiro , a realizar-se no dia 23 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.
Sinopse
Antes de encontrar no populismo da direita radical o filão para o sucesso, André Ventura votava em José Sócrates, humanizava migrantes e pregava contra Trump e Le Pen. Quando percebe que não vai chegar ao poder por esse caminho, é no ódio que encontra forma de chamar a atenção. E assim nasce o Chega.
Não há nada a marcar a atualidade? Arranja-se. Os media estão a criticar o programa eleitoral? Cria-se um novo, repleto de contradições. As mulheres não votam no partido? Modera-se a linguagem machista. Há problemas em conquistar votos no Porto? Marca-se um encontro com Pinto da Costa. Os líderes políticos estrangeiros não lhe ligam nenhuma? Pega-se no carro e faz-se à estrada, mesmo sem ter nada combinado; afinal, só é preciso tirar uma fotografia com eles.
No one man show que é o Chega, André Ventura gere o partido com mão de ferro: afasta quem o critica, censura militantes e atropela princípios democráticos internos. Vale tudo quando o objetivo é angariar votos. Mas não é fácil manter firme um partido com fossas ideológicas visíveis, onde perdura o conflito interno e os quadros partidários nunca se aguentam durante muito tempo.
Com base numa rigorosa investigação jornalística de mais de quatro anos, Alexandre R. Malhado leva-nos numa viagem pelos bastidores do Chega, o partido de direita radical que nunca quis aceitar o rótulo de extremista – mas que não consegue deixar de pisar a linha. Através da análise de documentos exclusivos e da realização de dezenas de entrevistas, o jornalista de investigação traça a genealogia de um partido com um modus operandi bem definido: chegar ao poder, custe o que – e a quem – custar. no fim, só mesmo André Ventura não pode cair.
Um livro indispensável para compreender como o Chega se tornou a terceira maior força política de Portugal.
Biografia
Alexandre R. Malhado nasceu em 1993, e é jornalista de investigação na revista SÁBADO. Escreve sobre política, justiça e segurança – e sobre tudo o que seja uma história por contar.
Deu os primeiros passos na profissão em 2015, no Observador, e juntou-se à redação da SÁBADO em 2016, onde trabalha desde então. Em abril de 2021, ajudou a fundar o Semanário Novo.
Em 2020, fez parte da equipa que venceu o Grande Prémio de Jornalismo Económico da Universidade Nova/Banco Santander com a investigação «O Grande Assalto ao Banco do Estado».
Além de jornalista, é doutorando em Ciência Política na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e leciona, na Universidade Católica Portuguesa, a cadeira de formação doutoral Dealing With Journalists.
Apaixonado por música, desde o rock ‘n’ rol do pai à soul motown da mãe, colabora regularmente com o site altamont.pt.
Apresentação de Francisco Assis e Vasco Ribeiro
Professor universitário e dirigente nacional do PS há várias décadas, Francisco Assis começou a exercer funções públicas como Presidente da Câmara Municipal de Amarante entre 1989 e 1995. Em 1995, foi eleito deputado à Assembleia da República e nessa legislatura assumiu, pela primeira vez, a liderança do Grupo Parlamentar do PS, entre 1997 e 2002, tendo voltado a ocupar esse cargo em 2009.
Em 2014, Francisco Assis encabeçou a lista de candidatos do PS ao Parlamento Europeu, vencendo estas eleições. Durante o seu mandato como deputado europeu, destacou-se como coordenador da delegação dos socialistas europeus (S&D) à Assembleia Parlamentar Latino-Americana.
Em 2020, assumiu funções como presidente do Conselho Económico e Social, cargo que ocupou até 2024, quando assumiu a responsabilidade de encabeçar a lista do Partido Socialista às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto.
Com uma sólida experiência parlamentar e um elevado domínio dos temas nacionais e internacionais, Francisco Assis é reconhecidamente um dos mais notáveis e admirados políticos Portugueses.
Vasco Ribeiro é doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (2014), mestre em Jornalismo Político pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2006) e licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo (1996).
Iniciou carreira profissional como assessor de imprensa da Associação Nacional dos Jovens Empresários, em 1996, onde foi, inclusive, um dos responsáveis pela promoção mediática do Portugal Fashion. Foi depois diretor/coordenador de comunicação da Normetro – Construção do Metro do Porto (1998) e da Reitoria da Universidade do Porto (2002-2009).
Dirigiu, entre 1998 e 2001, o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal do Porto e foi assessor de imprensa do então presidente da câmara. Foi assessor de imprensa e posteriormente coordenador do Gabinete de Imprensa da Bancada Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República durante o XVIII Governo Constitucional (2009-2011). Entre setembro de 2020 e abril de 2021, foi Adjunto do Presidente do Conselho Económico e Social e, desde outubro de 2021, é chefe de Gabinete de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Entrada livre e gratuita.
Não é necessária pré-inscrição.