Lançamento do livro “Mãe – Prometes-me que Lês?”, de Luís Osório.

Dia 20 de Setembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural de Lisboa (Piso 6)

Apresentado por Daniel Sampaio com leitura de textos por Luísa Monteiro.

 

Sinopse

 

Luís Osório abre sem reservas o seu álbum de família. Numa relação convulsa e intimista, folha a folha, conta-nos pormenores de vivências extremas que nos emocionam devastadoramente e nos confrontam com a terrível complexidade das relações familiares.
Ousadas, pungentes, ternas, estas são as recordações de um homem que confessa ter medo, muito medo de voltar a perder alguém, medo de morrer porque gosta muito de viver.

 

Um relato emotivo de um filho, que decide abrir o baú das suas memórias, de onde surgem personagens que podiam ser de ficção, mas são reais.
Ficam as questões: «Um dia prometes-me que lês? Consegues ler onde estás?» Que mais pode ele desejar? «Continua comigo, mãe.» Depois de A Queda de um Homem, seu primeiro romance, que seduziu a crítica, Luís Osório reafirma, neste seu novo livro, um ponto chave da sua escrita, o da literatura como valor absoluto. Mãe, Prometes-me Que Lês? é a literatura a entrar pelos territórios da realidade, a contamina-la, a torna-la mais suportável.

 

Biografia

 

Aos 46 anos, Luís Osório é hoje mais um escritor do que um jornalista. Mãe – Prometes-me que Lês? é o seu sétimo livro e sucede à Queda de um Homem, o primeiro romance. Foi director de jornais e de uma estação de rádio. É autor de programas de televisão e rádio, encenador, consultor empresarial e comentador político.

 

Ganhou o Sete de Ouro, o Gazeta Revelação, o Prémio Inovação Manuel Pinto Azevedo. Foi nomeado três vezes para os Globos de Ouro pela autoria de Portugalmente e Zapping. Tem três filhos, todos rapazes.

 

Poderá também gostar de