Lançamento do livro “Manual de Primeiros Socorros”, de Flávio Faria.

Dia 16 de Novembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

O livro será apresentado por Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta e Dra. Cristina Santos.

Sinopse

Facilmente se compreende que Políticas de Saúde centradas na prevenção, constituem linhas seguras que garantem a qualidade da saúde dos cidadãos e resultam num maior impacto na obtenção de ganhos em saúde sustentáveis.
Do ponto de vista socioeconómico, é possível admitir que, o investimento em estratégias de desenvolvimento da literacia em saúde, acerca de temas como Suporte Básico de Vida (SBV) e Primeiros Socorros (PS), dirigidas à população, consiste numa medida eficaz, eficiente e pouco dispendiosa face aos ganhos em saúde da população.

Em consonância com os eixos estratégicos do Plano Nacional de Saúde (PNS), é plausível depreender-se que capacitar os cidadãos de conhecimentos sobre SBV e Primeiros Socorros, promove o aumento da resposta do Sistema Nacional de Saúde, especificamente do Sistema Integrado de Emergência Médico (SIEM).
Uma maior participação do cidadão, através da massificação destes conhecimentos permite, ao Sistema Nacional de Saúde, ampliar a cobertura de assistência em tempo útil e melhorar o prognóstico das vítimas. Incrementar os seus conhecimentos e competências, associados às responsabilidades cívicas individuais, transformam o cidadão num parceiro activo e indispensável de um Sistema Nacional de Saúde de qualidade.

No âmbito da prevenção e numa perspectiva de desenvolvimento da literacia em saúde da população, foi concebido o presente Manual de Primeiros Socorros. Manual este, que emergiu da sinergia de acção da empresa Senilife e da Fundação Portuguesa de Cardiologia.

Na construção do respectivo manual foram consultadas entidades idóneas nacionais e internacionais, consubstanciando-se o seu conteúdo, de informação séria, pragmática e com elevado nível de evidência científica.
Importa também referir que a linguagem adoptada no manual, foi dimensionada e ajustada a uma população não profissional de saúde.

Poderá também gostar de