Lançamento do livro “Matadores”, de Hernâni Carvalho.

Dia 15 de Abril, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

A apresentação estará a cargo do Dr. Carlos do Carmo, antigo Coordenador de Investigação Criminal da Policia Judiciária e Jurista e do Professor Doutor Manuel Domingos, Neurocientista e professor universitário de Psicologia e Neuropsicologia.

Sinopse

Matadores, homicidas e assassinos serão significados diferentes para o mesmo resultado – a morte – ou actos de significado diferente com o mesmo resultado? Como distingui-los? Como agem os polícias em cenários de crime? E como se procede para apurar uma causa de morte?
Do mais reconhecido jornalista da área da criminologia, que é simultaneamente um dos profissionais de televisão com mais investigações de relevo realizadas ao longo das últimas duas décadas, a Contraponto publica um livro de enorme pertinência para a compreensão da sociedade de hoje.
Encerrando características diferentes entre si, estes actos homicidas ou a inacção das autoridades suscitam várias reflexões ao cidadão comum. Afinal, que tratamento e protecção dá o país às vítimas? O que é um crime? Como se desenvolve uma investigação judiciária? Que buracos e obstáculos tem a lei? Como funciona o RASI e porque não tem crédito internacional?
Em Matadores – Como Matam Os Portugueses No Século XXI, Hernâni Carvalho, jornalista doutorado na área da psicologia forense, apresenta algumas respostas, a partir do relato de dez casos de portugueses que, no século XXI, mataram mais de três pessoas de uma só vez.
Ao jeito daquilo a que nos habituou na televisão, em registo de conversa com o cidadão comum, que vive e sente a vida do país, Hernâni Carvalho mostra que, por estranho que pareça, todos somos capazes de matar. .

Autor
Hernâni Carvalho nasceu em Lisboa, em 1960, é casado e tem dois filhos. É o jornalista mais destacado no contexto do comentário televisivo sobre Segurança e Criminalidade. Fez reportagens de guerra na Bósnia, Honduras, Timor, Sahara Ocidental, Gambia, Paquistão e Afeganistão. Publicou reportagens no Independente, na Sábado e no Correio da Manhã. Está na SIC há dez anos, onde assinou programas como «Nas Ruas» e «Linha Aberta com Hernâni Carvalho», além da análise criminal que faz de forma quase diária. O grande público conhece menos bem o trabalho de estudo e investigação que tem desenvolvido na área da Psicologia Forense. Hernâni Carvalho é doutorado em Psicologia pela Universidade da Extremadura, em Espanha, na qual defendeu uma tese sobre a mente dos terroristas. Jornalista-auditor de Defesa Nacional, é também pós-graduado em Neuropsicologia e tem estudos graduados na área das Ciências da Religião. Já publicou uma dezena de livros, quase todos dedicados ao fenómeno da criminalidade. É membro da Academia Americana de Psicologia e da Academia Americana de Ciências Forenses.

Poderá também gostar de