Lançamento do livro “O Poço e a Estrada – Biografia de Agustina Bessa-Luís”, por Isabel Rio Novo.

Debate seguido de conferência e autógrafos.

Dia 25 de Fevereiro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Inscrições gratuitas no Ponto de Informação, Piso 0, do El Corte Inglés de Lisboa.

Em Fevereiro de 2019, a Contraponto dá início à publicação da colecção «Biografias de Grandes Figuras da Cultura Portuguesa Contemporânea», e o El Corte Inglés, através da sua programação de Âmbito Cultural, associa-se a esta iniciativa, organizando conferências dedicadas aos seis primeiros biografados.
A primeira conferência acontece já a 25 de Fevereiro. A romancista Isabel Rio Novo falará da sua biografada e, claro, dos desafios que enfrentou para a realização da obra que a 15 de Fevereiro chega às livrarias: O Poço e a Estrada – Biografia de Agustina Bessa-Luís. Obras de grande rigor, os livros desta colecção têm no cuidado com a linguagem um dos aspectos distintivos. O sociólogo João Pedro George, autor das bastante elogiadas biografias de Luiz Pacheco e de Mota Pinto, é a excepção entre romancistas de talento reconhecido. Filipa Melo vai escrever a biografia da fadista Amália Rodrigues (1920-1999), Bruno Vieira Amaral a do escritor José Cardoso Pires (1925-1998), João Pedro George a do poeta Herberto Hélder (1930-2015), Paulo José Miranda do cineasta Manoel de Oliveira (1908-2015) e Filipa Martins a da poetisa Natália Correia (1923-1993).

Isabel Rio Novo nasceu e cresceu no Porto, onde fez mestrado em História da Cultura Portuguesa e se doutorou em Literatura Comparada. Leciona história da arte, estudos literários, escrita criativa e outras disciplinas nas áreas da literatura, da história e dos estudos interartes, e é autora de várias publicações nessas áreas, com destaque para o dicionário ilustrado Literatura Portuguesa no Mundo (2005), em parceria com Célia Vieira.
Enquanto ficcionista, está representada em antologias de contos e colabora com ensaios e textos de ficção nas revistas Granta, Egoísta, LER e Colóquio/Letras.
É autora de, entre outros, A Caridade (2005, Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes), Rio do Esquecimento (2016), e A Febre das Almas Sensíveis (2018).

Poderá também gostar de