Lançamento do livro “Peregrino da Liberdade. Dalai Lama XIV”, de Ricardo de Saavedra.

Dia 27 de Março, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Apresentado por Paulo Morais com a participação de Balkrishna Maganlal e Alexandra Correia. 

Sinopse

Uma biografia minuciosa e completa do grande líder espiritual do Budismo tibetano escrita pelo primeiro jornalista português a entrevistar o Dalai Lama.
O Dalai Lama é o título do líder religioso do budismo tibetano. Também eram assim designados os líderes políticos do Tibete entre o século XVII e até 1959, residindo em Lhasa. Com documentos inéditos e fontes locais, além de fotografias igualmente inéditas, Ricardo de Saavedra, o autor de O Puto (um livro fascinante sobre os anos da revolução portuguesa agora a encaminhar-se adaptação televisiva) e da biografia de A.M. Couto Viana, elabora uma biografia directa, simples, acessível e com um texto original do próprio Dalai Lama – num momento em que o budismo regista cada vez mais adeptos no nosso país.
Ricardo de Saavedra foi o primeiro jornalista português a entrevistar o actual Dalai Lama e a acompanhar uma peregrinação comemorativa do abandono de Lhasa e a sua partida para a Índia — a mítica e perigosa fuga do Dalai Lama, perseguido pelas autoridades e exército chineses.

Autor

Ricardo de Saavedra é jornalista. Findo o serviço militar, radicou-se em Lourenço Marques, onde foi professor e integrado a redacção do jornal Notícia, além de director de uma agência noticiosa. Depois viveu em Joanesburgo, onde colaborou nas rádios Suázi e RSA, dirigiu uma revista e um semanário. Regressado a Portugal em 1987, ingressou no Diário de Notícias, onde foi editor de economia, director-adjunto da Notícias Magazine, editor executivo e director de publicações especiais, cargo que também exerceu no Jornal de Notícias. Publicou livros de reportagem, romance e biografia. Na Quetzal publicou, nomeadamente, O Puto.

Poderá também gostar de