O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e as Edições Tinta-da-China, têm o prazer de convidar para o Lançamento do Livro “Poder”, de Augusto Santos Silva, com apresentação de João Teixeira Lopes a realizar-se no dia 30 de Novembro, pelas 15:00 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

Sinopse

Este é um ensaio conceptual sobre a coisa mais normal do mundo. Saturada, porém, de significações, motivando palavras carregadas de valor. O poder é sempre dominação? Contraria a liberdade? Este livro procura esclarecer a constelação de noções que giram em torno do poder. Quando se deve falar de influência e de coação? Em que se distingue a liderança do comando, a autoridade do arbítrio? Quais as fontes principais do poder? O que é a hegemonia? E o carisma?

O conceito de poder é central para o conhecimento do sistema político e das relações internacionais. Mas não é menos verdade que ele ilumina também a nossa compreensão das relações entre géneros, grupos e classes, ou a estrutura das organizações. Por isso é tão importante sabermos do que estamos a falar quando falamos de poder, o que só acontecerá se, para o efeito, forem mobilizadas as várias ciências sociais, recorrendo também quando necessário ao direito, à filosofia e à literatura.

Augusto Santos Silva
Autor João Pedro Correia

Biografia

Augusto Santos Silva nasceu no Porto em 1956. É doutorado em sociologia pelo ISCTE-IUL e professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde ensina, entre outras disciplinas, Sociologia das Organizações e Ciência Política. A sua investigação incide nas áreas de epistemologia das ciências sociais, sociologia da cultura, teoria política e relações internacionais. Também desempenhou diversas funções públicas, designadamente como ministro em várias pastas, deputado e presidente da Assembleia da República. Na Tinta-da-china, publicou os seguintes livros: Argumentos Necessários: Contributos para a política europeia e externa de Portugal (2018), Evoluir: Novos contributos para a política europeia e externa de Portugal (2020) e Ligar: Uma reflexão sobre a política externa portuguesa de 2015 a 2022 (2023)

Entrada livre e gratuita.

Não é necessária pré-inscrição.

 

Poderá também gostar de