Lançamento do livro “Quem Vamos queimar Hoje? – Como as redes sociais promovem a inquisição digital e o public shaming”, de Nelson Nunes.

Dia 6 de Novembro, às 19h00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

O livro será apresentado por Ricardo Araújo Pereira.

Sinopse

O que têm em comum Henrique Raposo, Maitê Proença, José Cid e Carolina Patrocínio? Todos se viram na mira do ódio virtual. Neste livro, estas e outras figuras públicas conversam com Nelson Nunes sobre o que originou a «polémica», quais as consequências para as suas vidas e como lidaram com isso.
Na Idade Média, os autos de fé aconteciam num lugar público, onde todos podiam ver o «penitente» a ser queimado. Hoje, as redes sociais assumiram esse papel. Um comentário fora de contexto, uma piada a que alguém não achou graça… e a indignação colectiva começa a circular e a crescer, podendo atingir a força de um furacão, destruindo tudo e todos pelo caminho!
O objectivo: demonizar, ridicularizar, inferiorizar e envergonhar quem se atreveu a exprimir uma opinião. Da mesma forma que as redes sociais são um poderoso instrumento de denúncia de injustiças, a sua força pode transformar-se numa forma de controlo social, através do recurso à vergonha pública. Quem Vamos Queimar Hoje? é um conjunto de conversas sobre a vida moderna, repletas de verdades reveladoras acerca de como os limites do que é aceitável estão a ser redefinidos.

Biografia

Nelson Nunes é jornalista e escritor, tendo publicado os livros Quando a Bola Não Entra (ed. Ideia-Fixa, 2015), Com o Humor Não se Brinca (ed. Vogais, 2016) e Isto Não É um Livro de Receitas (ed. Vogais, 2017), e muitas reportagens ao longo dos últimos dez anos em meios de comunicação tão variados como a revista Focus ou Rádio Renascença. Trabalhou também como investigador académico na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Actualmente trabalha na agência de storytelling True Stories. Quem Vamos Queimar Hoje? é o resultado do seu desejo de compreender a forma como as redes sociais afectam o comportamento das pessoas e o impacto que têm em quem é visado.

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