Lançamento do livro “Tundavala”, de Paula Lobato de Faria.

Dia 16 de Dezembro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Sinopse

Elogiado pela crítica e pelos leitores, Imaculada revelou uma nova voz na literatura portuguesa. O romance de estreia de Paula Lobato de Faria, autora de várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos, é uma obra na linha dos nossos melhores romances de época e um retrato crítico da condição humana. A Imaculada, que retrata uma família no Portugal dos anos 50, segue-se agora Tundavala.

Tundavala, a partir de hoje nas livrarias, entrelaça personagens reais e ficcionadas, mistura-as com a própria História e apoiada nela dá ao leitor um retrato fiel dos últimos anos do Estado Novo. Com elas viajamos até ao exílio, percorremos as ruas da capital do império e aterramos em Angola, acompanhando as vidas de Cristiana, Lourença, Nils e João, todos eles carregando um passado de equívocos, desencanto e desilusão.

O destino separa as duas primas, Cristiana e Lourença, próximas desde crianças. Estamos em 1966, e a primeira é dona de casa e mãe de três filhos em Lisboa, enquanto a segunda segue a carreira de enfermeira-paraquedista na guerra em Angola. O quotidiano das suas vidas desenrola-se em cenários opostos, tal como acontecia entre a Metrópole e as Colónias durante a guerra do Ultramar.

Portugal encontra-se na agonia do salazarismo; o país vive a censura e a repressão da PIDE, abafando escândalos sexuais, massacres e atentados aos direitos humanos nos territórios em guerra. As únicas notícias credíveis chegam através da imprensa estrangeira.

Enquanto os acontecimentos políticos fervilham no final do regime, as vidas de Cristiana e de Lourença sofrem o embate de encontros e reencontros inesperados que as podem transformar para sempre.

Miguel, o marido de Cristiana, não é quem ela pensava e a descoberta de uma carta antiga fá-la perceber como ele manipulou o seu futuro com Nils, o seu grande amor. Por seu turno, Lourença, refugiada em África há anos, teme não conseguir libertar-se da paixão pelo primo João, casado e a viver em Lisboa.

Seguindo a linha do primeiro romance, Imaculada, ambientado no Portugal profundo dos anos 50, Paula Lobato de Faria volta assim a dar vida a uma história complexa, cativante, com um ritmo a imitar o da própria vida.

Autora

Paula Lobato de Faria é mãe de dois filhos e vive em Lisboa. É licenciada e doutorada em Direito, exercendo a profissão de professora universitária na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Tem várias publicações internacionais nas áreas do direito da saúde, bioética e direitos humanos. Estudou e viveu em França, Itália e nos Estados Unidos, mas é Portugal o país que mais a apaixona.

Estreou-se na ficção com o romance Imaculada, que retrata uma família no Portugal dos anos 50. Tundavala é a sua nova obra, acompanhando as personagens no final do Estado Novo, na metrópole, no exílio e em Angola.

Poderá também gostar de