O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Editora Atlantic Books têm o prazer de convidar para o Lançamento do Livro “Variante Mythos – A Morte Veio ao Douro” de António Massena, a realizar-se no dia 25 de Maio, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

 

Sinopse

Bullying e discriminação entre alunos de uma escola pública de Gaia, em Portugal, resultaram num trágico acontecimento. Alfredo, hábil caçador e poeta nas horas livres, era perseguido por dois polícias corruptos, quando se depararam com um corpo no chão. De longe, um bêbado, de perto algo sinistro. O morto atacou os polícias e Alfredo escapou do carro-patrulha para uma aventura nunca imaginada. Antes, porém, passou em casa para ver a “abó” demente. Os polícias foram mortos, dizem as notícias na televisão. Ele não sonhara, iria levar a culpa, e era melhor partir. Na mochila, facas e a pistola-besta. Ao sair do quarto, viu a sua “abó” a rezar em frente ao altar: uma mesa com fotos de família, uma bíblia e uma estatueta do Snoop Dogg que ele e o avô tinham restaurado para que parecesse ao máximo com Jesus Cristo. Guarnecida a despensa a “abó”, Alfredo saiu em busca de vingança e respostas sobre o que vira. A caminho da escola, onde poderia verificar a normalidade em volta e talvez encontrasse refúgio, conheceu uma menina albina nua e subnutrida. Fraca, muda, arredia e confusa, ela respondeu às primeiras perguntas do novo amigo com uma visão. Ele memorizou tudo o que vira em delírio, tomando no corpo a dor dela como sua. Porém, não associou, de início, a visão com os acontecimentos em que se envolveu. Algures, num bunker, em interface com um laboratório secreto construído num subterrâneo da cidade do Porto, um empresário e cientista lunático desenvolvia experiências científicas arriscadas, que poderiam afetar toda a Península Ibérica, gradualmente isolada por mar e fechada pelos Pirenéus.

 

Biografia

O autor de Variante Mythos – A Morte Veio ao Douro é o jovem romancista português António Massena, 23 anos, mestrando em Comunicação Digital pelo Iscap-Porto. Com formação académica em Marketing pelo Isca-Universidade de Aveiro, é leitor ávido e conhecedor dos principais autores e obras do género fantástico, em livros, filmes, banda desenhada e jogos. Familiarizado com as novas tecnologias, vive e cria as suas personagens e cenas em Vila Nova de Gaia. Gosta de caminhar pelas ruas do Porto, sendo ambas as cidades cenário desta primeira estória, cuja escrita foi iniciada ainda durante a licenciatura, passando pelo período da pandemia de Corona Vírus. Neste livro o autor se mostra um narrador juvenil, porém, com uma escrita cuidada, decorrente da sua experiência como leitor de diversos outros géneros, e marcada por referências interventivas em cada personagem, sendo mesclada pelo uso de expressões típicas do falar do norte de Portugal. É transversal nas falas os modos de onde surgiram e aprenderam a falar as personagens, embora cada qual contenha as suas características bem definidas.

 

Entrada livre e gratuita.

Não é necessária pré-inscrição.

Poderá também gostar de