Sessão on line, dia 18 de Abril, a propósito do Dia Internacional do Monumentos e Sítios

Lisboa das sete colinas, qual Roma do ocidente Europeu, e como qualquer outra cidade, soube ao longo da sua longa História manter-se em constante renovação e crescimento acompanhando sempre as novidades de cada tempo.

Protegeu-se de muralhas ao longo da Idade Média adaptando-se aos saberes das arquiteturas, agora cristãs, cresceu e acompanhou o entusiasmo que a Expansão lhe proporcionou, enquanto sede do Poder e de todo o processo das descobertas, enfim, aceitou as mudanças que a Modernidade lhe impunha durante os sécs XVI, XVII e XVIII.

Esta capacidade de se auto renovar é sentida com outra intensidade logo após a catástrofe natural que constituiu o terramoto de 1755, nunca mais parando o seu crescimento até aos nossos dias, incluindo a importante transformação urbana, produto das políticas do Estado Novo durante parte importante do séc. XX.

Fique em casa, nós vamos até si!

https://www.facebook.com/AmbitoCulturalElCorteInglesGaiaPorto

Instagram: https://www.instagram.com/ambitoculturalgaiaporto/

View this post on Instagram

Sessão on line, a propósito do Dia Internacional do Monumentos e Sítios Lisboa das sete colinas, qual Roma do ocidente Europeu, e como qualquer outra cidade, soube ao longo da sua longa História manter-se em constante renovação e crescimento acompanhando sempre as novidades de cada tempo. Protegeu-se de muralhas ao longo da Idade Média adaptando-se aos saberes das arquiteturas, agora cristãs, cresceu e acompanhou o entusiasmo que a Expansão lhe proporcionou, enquanto sede do Poder e de todo o processo das descobertas, enfim, aceitou as mudanças que a Modernidade lhe impunha durante os sécs XVI, XVII e XVIII. Esta capacidade de se auto renovar é sentida com outra intensidade logo após a catástrofe natural que constituiu o terramoto de 1755, nunca mais parando o seu crescimento até aos nossos dias, incluindo a importante transformação urbana, produto das políticas do Estado Novo durante parte importante do séc. XX. Fique em casa, nós vamos até si! #fiqueemcasa #nosvamosatECI #ambitoculturalgaiaporto #elcorteinglespt

A post shared by Âmbito Cultural – Gaia Porto (@ambitoculturalgaiaporto) on

Twitter: https://twitter.com/Cultura_ECIGaia

Biografia:

José Manuel Alves Tedim é actualmente Professor do Departamento de Turismo, Património e Cultura da Universidade Portucalense, na área da Licenciatura e Mestrado em Conservação e Restauro e é colaborador do Instituto Cultural D. António Ferreira Gomes, no Porto. Do seu vasto currículo, destacam-se as funções que exerceu como Vice-Reitor da Universidade Portucalense – InfanteD.Henrique.                          Reitor em exercício da Universidade Portucalense, de Junho de 2007 a Janeiro de 2010. Director do Instituto de História da Arte da Universidade Portucalense e foi ainda responsável pelo Seminário “Artes Decorativas” do Mestrado em História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.              Foi Professor da Universidade de Cabo Verde e participou em dezenas de Congressos, Colóquios e Seminários em Portugal, Espanha, Brasil, Cabo Verde, etc.

José Manuel Tedim

Poderá também gostar de