O Âmbito Cultural do Âmbito Cultural tem o prazer de convidar para o Concerto “Mozart & Dvorák” pelos Solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa, a realizar-se no dia 11 de Maio, pelas 17h00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa.

Sinopse

Quando se mudou para Viena, em 1781, Mozart conheceu os Quartetos Op. 33 de Haydn, e tudo mudou. Compôs, então, o Quarteto Primavera, em virtude da jovial serenidade que o atravessa. Era uma cabal demonstração de competência da parte de um jovem adulto que pretendia afirmar-se para lá da fama de criança-prodígio que ainda o perseguia. Passada a primavera e mais um século, do outro lado do Atlântico, foi num verão ameno rodeado pela natureza que Dvorák compôs o quarteto Americano. Instalara-se no ano de 1892 em Nova Iorque e gozava um período de férias no estado de Iowa, onde visitou uma comunidade de imigrantes seus compatriotas. Para lá da música da Boémia, ressoam os espirituais negros e o canto do sanhaçu-vermelho, um pássaro nativo daquela região.

Programa

WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756-1791)

Quarteto de Cordas N.º 14 em Sol Maior,

KV 387, (A Haydn) Primavera (1782):

I. Allegro vivace assai

II. Minuetto. Allegro

III. Andante cantabile

IV. Molto allegro ANTONÍN DVORÁK (1841-1904)

Quarteto de Cordas N.º 12 em Fá Maior,

Op. 96, Americano (1893):

I. Allegro non troppo

II. Lento

III. Molto vivace

IV. Finale: Vivace ma non troppo

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição individual.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de