O Âmbito Cultural do El Corte Inglés tem o prazer de convidar para “O Fazer das Palavras“, inserido no Ciclo Poem(A)r Consigo, por Isaque Ferreira, João Rios e Rodrigo Brito, a realizar-se no dia 14 de Novembro, pelas 18:30 horas, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Gaia – Piso 6.

 

 

Sinopse

Acontece desde 2019, com organização da Câmara Municipal de Valongo e produção da Exemplo Extremo, esta afirmação de palavras. Ao longo destas edições, a arte de dizer foi edificando múltiplos modos de aproximação. Conversas partilhadas. Textos ditos, alardeados, cantados. A poesia por dentro das coisas, dos sentidos. O Manifestum apresenta-se neste Poemar, com diálogos e leituras entre o programador Isaque Ferreira e o poeta João Rios, uma das presenças mais assíduas do festival. A música veste-se a preceito com o violoncelo de Rodrigo Brito.

 

Isaque Ferreira

Biografia

Isaque Ferreira nasceu no Porto, em 1974. Leitor de poesia. Programador cultural. Bibliófilo. Uma das vozes assíduas nas Quintas de Leitura (Porto). Diz poesia em todo o lado. Coordena, orienta e programa vários ciclos de poesia e integra Caixa Geral de Despojos e Stand Up Poetry. Responsável do laboratório Para Que Alguns A Possam Amar. Participa em Terceiro Pano (de João Filipe Jorge), Dia de Visita e A Bicicleta (de Luís Vieira Campos), As Cartas do Rei Artur (de Cláudia Rita Oliveira) e Decrescente (de Saguenail). Antologiou a obra poética de João Habitualmente. Dirige a Exemplo Extremo. Está a ler.

 

João Rios

Biografia

João Rios, pseudónimo de Manuel Vasques, é poeta e professor do Ensino Básico. Nasceu depois do almoço, numa tórrida tarde de agosto de 1964, na cidade de Vila do Conde. Segundo insuspeitos candidatos a biógrafos, não ocorreu terramoto ou estádio delírio por causa de tal facto. Menino dos fósforos, nunca foi detido por posse excessiva de palavras nem desvio de metáforas. Editou até ao momento onze livros de poesia e colaborou em várias antologias. Espera escrever um dia um poema num deserto do norte de África.

 

Rodrigo Brito

Biografia

Rodrigo Brito iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade. Ao finalizar o curso na Academia Nacional Superior de Orquestra, obteve, da instituição, a Bolsa de Melhor Aluno da Classe e, da DGES, a Bolsa por Mérito. Integrou diversas orquestras, interagiu com vários maestros e solistas – nacionais e internacionais –, e realizou masterclasses com prestigiados violoncelistas da atualidade. Premiado em competições a solo e de Música de Câmara, é, atualmente, professor de Violoncelo na Academia de Música de Viana do Castelo e frequenta o Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho.

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página.

Poderá também gostar de