O Islão como modo de vida, com Vitor Teixeira - Islão1

O Islão é um modo de vida. Mais do que uma religião, o Islão é um modo de vida natural que incentiva o crente a dar a devida atenção ao relacionamento com Deus e a Sua criação. É através da prática de boas acções e na procura de estar bem com Deus que os indivíduos encontram a verdadeira felicidade e a paz, assim ensina o Islão. Neste sentido, a palavra Islão tem a sua etimologia na palavra árabe “salaam”, ou “paz”. Mas também significa “submissão” ou “rendição” voluntária à vontade de Deus, no sentido de entrega. No Alcorão, Deus define que o único propósito para o qual Ele criou a humanidade é de esta O adorar e seguir os seus ensinamento, através do profeta e da recitação (Alcorão).  O Islão reconhece que a humanidade tem livre escolha em obedecer ou desobedecer a Deus, mas depois da morte todos serão responsabilizados por Deus pelas escolhas que se fizeram nesta vida. São c. 1 bilião de seres humanos que há mais de 1300 anos seguem os ensinamentos que o Profeta Maomé transmitiu ao mundo. Para se falar do Islão, antes de tudo é preciso conhecer um pouco mais…

Sessões: Dias 9, 16, 23 e 30 de Março e 6, 12, 18, 20, 26 e 27 de Abril*

9 Março: Introdução. Etimologia e Terminologia. O Profeta Maomé: biografia, tradição.

16 Março: O Alcorão: da Revelação ao Livro. Autoridade religiosa

23 Março: Crenças e Pilares fundamentais. Espiritualidade

30 Março: Profetas; Contexto histórico da Arábia e do mundo no século VII

6 Abril: Expansão e história do Islão

12 Abril: Islão na Península Ibérica

18 Abril: Escolas e correntes islâmicas: sunismo, xiismos, karadjitas/ ibaditas, sufis,

20 Abril: Arte, Arquitectura, cultura do Islão, calendário e lugares sagrados

26 Abril: Geopolítica do Islão; Islão ou Islamismo; fundamentalismos e extremismos

27 Abril: Conclusão. O Islão hoje e o futuro

*Inscrições limitadas ao número de lugares disponíveis

Professor Vitor Teixeira

Biografia:

Vítor Teixeira é Professor da Universidade Fernando Pessoa, Porto – Escola das Artes e Visiting Professor University of St. Joseph, Special Administrative Region of Macau (People´s Republic of China).

Licenciou-se em História em 1991, Mestrado em História Medieval em 1996 e Doutoramento em História em 2004, sempre na Universidade do Porto, na Faculdade de Letras. Investigador integrado do Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) da UCP e investigador-colaborador do Centro de estudos Interculturais CEI-ISCAP-IPP. Professor da Universidade de S. José, Região Administrativa Especial de Macau (R. P. China) entre 2013 e 2015, é ali Visiting Professor.

Tem publicado títulos em autoria e co-autoria, artigos, capítulos e estudos vários, colaborado em projectos nas áreas científicas em que trabalha, em particular no Oriente, em Macau, onde desenvolve actividade científica, cultural e jornalística regular. É coordenador científico do Centro de Estudos Franciscanos e do Centro Cultural Copta Ortodoxo do Porto, além de curador da Colecção Privada de Arte deste centro.

Poderá também gostar de