Oficina: À conversa com pais…”, por Inês Cruz.


Dias 9 e 16 de Março, 6 e 13 de Abril (Sábados), às 11h00, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa (Piso 6).

Inscrições gratuitas disponíveis até dia 3 de Março, no Ponto de Informação (Piso 0) do El Corte Inglés de Lisboa.

Neste ciclo de conversas não vamos abordar conteúdos matemáticos, nem técnicas de estudo, vamos antes despertar atenção para competências necessárias à sala de aula de matemática. Partilho sugestões, dicas para o nosso dia-a-dia, nas situações simples, sem estruturar nem segmentar tudo, como podemos encorajar os nossos filhos a melhorarem, a enriquecerem, a desenvolverem competências que farão toda a diferença no seu crescimento como pessoas e como alunos..

Inês Ferreira Cruz tem 41 anos, e é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Lecciona matemática ao 3.º ciclo e secundário desde 1999. Colaboradora da Porto Editora desde 2014. Autora de um manual de exercícios de matemática de 9.º ano, da Porto Editora. É autora da rubrica quinzenal Simplificar a matemática, às terças-feiras, no programa Olá Maria, do Porto Canal. Blogger: inesferreiracruz.wixsite.com/blog

1.ª SESSÃO — 9 DE MARÇO

Como desenvolver no meu filho um raciocínio matemático facilitado?
Partilha de como podemos ajudar os nossos filhos a terem um raciocínio matemático facilitado. Pequenas actividades que podem parecer brincadeiras mas são muito mais do que isso! Dicas para, no dia a dia, sem ter de dedicar tempo extra, sem situações elaboradas, poder melhorar a motivação e a predisposição para a matemática nos mais pequenos.

2.ª SESSÃO — 16 DE MARÇO

A frustração e a (im)paciência: o meu filho e a Matemática!
Frustração? Paciência? Queremos que estas palavras façam parte do dicionário dos nossos filhos? E queremos que façam sentido na vida deles? Como os preparar para as frustrações? E como ajudá-los a que sejam pacientes? Nós, pais, também temos de aprender a melhorar, porque há fases, porque há birras, porque são pequenos… Mas a paciência desenvolve-se.

3.ª SESSÃO — 6 DE ABRIL

A importância do autocontrolo na sala de aula de matemática. Os nossos filhos e os nórdicos!
Autocontrolo… nascemos com esta competência ou podemos desenvolvê-la? Será que autocontrolo é controlar as emoções, será isso? Porque é que os nórdicos têm esta competência tão desenvolvida? Nórdicos e portugueses, o que há de diferente?
A sala de aula de Matemática precisa de alunos com autocontrolo?
Hoje sabemos que, mais que a inteligência, o autocontrolo é determinante para o sucesso. Conversa à volta destas ideias.

4.ª SESSÃO — 13 DE ABRIL

Sorria, estamos a falar de matemática!
A importância do nosso exemplo.
Porque transmitimos, às vezes de forma impensada, às crianças a ideia de que a Matemática é terrível? Porque nós não gostávamos?
Porque não fomos bons alunos? Mas o gosto será genético?
A importância do exemplo. Do nosso e dos outros.

 

Poderá também gostar de