Palestra sobre Fotografia como ferramenta na investigação de Antropologia Cultural e Património Histórico

Com Rui Pires, Embaixador Leica Portugal

Com vários trabalhos em curso sobre o registo fotográficos do património histórico Português no mundo, que o tem levado às antigas regiões administrativas Portuguesas e outros países onde a presença Portuguesa deixou marcas patrimoniais e culturais, nomeadamente Marrocos, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Gana, Quénia e Goa, Rui Pires também se dedica à investigação em termos de antropologia cultural e visual sobre a história das religiões, usos e costumes, usando sempre a fotografia como ferramenta essencial.

Tem vários trabalhos relativos aos povos Berberes do Norte de África, com mais de 1000 anos de ligações culturais ao povo Português e outros trabalhos de investigação histórica sobre a presença e descobrimentos feitos pelos padres Jesuítas Portugueses no Butão, Nepal e Tibete.

Os seus trabalhos têm sido expostos um pouco por todo o mundo, tendo a sua mais recente exposição ocorrido em Rabat, inaugurada pelo Ministro da Cultura de Marrocos e pela Embaixadora de Portugal em Junho de 2019

Premiado com 3 prémios de fotografia documental pela UNESCO, em 2013, 2015 e 2017, foi galardoado com muitos outros prémios internacionais de fotografia artística e documental. Em 2019 foi galardoado pela segunda vez com o prémio “fotografia do ano de Arqueologia”, tendo a mesma estado exposta em Londres na conferencia anual de arqueologia da Current World Archaeology.

Fez o curso de fotografia profissional no New York Institute of Photography, sendo também instrutor da Photographic Society of America, na área de fotografia documental.

Presentemente é “Emabaixador Leica Portugal”, colaborando com a Leica Akademie Portugal na organização de master classes e expedições fotográficas para fotógrafos de todo o mundo.

Detalhes sobre o fotografo:

https://www.ruipires-photography.com/

Poderá também gostar de