O Âmbito Cultural tem o prazer de convidar para a sessão do Ciclo Poem(A)r Ler para dar de beber à liberdade – A poesia de Natália Correia 
por José Anjos e os convidados Maria João (cantora) e João Farinha (músico)

 

Dia 3 de fevereiro, às 18h30, na Sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés Lisboa

Nesta nova temporada do Ciclo Poem(A)r regressamos até si através da poesia de vários autores, na voz de José Anjos e dos seus convidados. Durante os últimos dois anos muita coisa mudou, expecto o que nos move: a urgência da poesia e da partilha. É essa urgência que volta a abrir as portas às sessões do Ciclo Poem(A)r promovidas pelo Âmbito Cultural do El Corte Inglés, com periodicidade bimestral e programação de José Anjos, as quais não seriam possíveis sem um público de leitores atentos e cúmplices desta tradição.

A primeira sessão de 2023 do Ciclo Poem(A)r é inteiramente dedicada à poesia de Natália Correia, no ano em que se celebra o centenário do seu nascimento (13 de Setembro de 1923, Ponta Delgada, Açores). A sessão tem como convidados a cantora Maria João e o músico e compositor João Farinha, que se juntam a José Anjos para interpretar poemas da icónica escritora e deputada, cujo vigor literário e poético foi (e é) indissociável da sua ação interventiva pelos ideais de liberdade, amor e justiça, em defesa dos quais lutou sem medo contra a ditadura.

O poema não é o cantoque do grilo para a rosa cresce.O poema é o griloé a rosae é aquilo que cresce.

E o pensamento que excluiuma determinaçãona fonte donde ele fluie naquilo que descreve.O poema é o que no homempara lá do homem se atreve.

Os acontecimentos são pedrase a poesia transcendê-lasna já longínqua noçãode descrevê-las.

E essa própria noção é sóuma saudade que se desvanecena poesia. Pura intençãode cantar o que não conhece.

Natália Correia

 

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de