O Âmbito Cultural do El Corte Inglés e a Fundação Francisco Manuel dos Santos têm o prazer de convidar para o próximo Ciclo de Conferências intitulado “Praça da Fundação”, na Sala de Âmbito Cultural, no Piso 6 do El Corte Inglés de Lisboa.

Da 24 de Novembro, pelas 19h00

“Economia da Educação – Um olhar sobre o sistema de ensino português”

De Pedro Freitas

Oradores: Pedro Freitas (autor), Joana Pais (economista) / Inês Rodrigues (formadora de formação contínua de professores

Moderação: Filipa Melo

Sinopse

Condições socioeconómicas desiguais provocam resultados escolares desiguais e, por sua vez, emprego e salário desiguais. Apesar de, em Portugal, nas últimas décadas, se ter massificado o acesso à escola e melhorado o aproveitamento escolar, a diferença de resultados entre os alunos mais ricos e os mais pobres mantém-se. Como resolver este problema? Este ensaio diagnostica o ensino em Portugal, relacionando o investimento feito em educação e a probabilidade de emprego e os salários no mercado de trabalho. Discute as questões mais urgentes que enfrenta o sistema de ensino português e sugere políticas educativas com um impacte positivo no percurso escolar dos alunos, no rompimento de bolhas sociais e na promoção da igualdade de oportunidades.

Biografia

Pedro Freitas é doutorando em Economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), instituição onde é membro do Nova Center for the Economics of Education e onde obteve a sua licenciatura e MPhil em Economia. A sua investigação foca-se em tópicos de Economia da Educação e Capital Humano, tais como: medidas de valor acrescentado de professores, políticas de recrutamento de professores, diferenciais entre notas internas e externas, transição entre a escola e o mercado de trabalho ou as razões por detrás da progressão nos testes PISA.

A entrada é gratuita e adstrita a pré-inscrição.

A pré-inscrição pode ser feita nesta página ou no Ponto de Informação, Piso 0 do El Corte Inglés Grandes Armazéns de Lisboa.

Poderá também gostar de